Coordenadores que atuam nas ações da Secretaria Municipal de Saúde de Mucuri participaram, em Alcobaça, do curso HumanizaSUS, ministrado pela Sesab (Secretaria Estadual de Saúde da Bahia). “Nós que sempre defendemos uma Saúde baseada na afetividade, no carinho, enfim, na humanização das relações entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e pacientes e seus familiares, logo no primeiro momento em que ficamos sabendo da realização do curso, autorizamos o secretário de Saúde a designar os coordenadores para uma efetiva participação”, afirmou o prefeito Paulinho de Tixa.
Para ele, “os resultados positivos do aprendizado deste curso serão aplicados de forma efetiva nas ações da Saúde, sobretudo agora, em que estamos construindo novas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) em todo o Município”.
Segundo Sheila Vieira, coordenadora do Samu-192, “a finalidade principal do curso é desenvolver o sentimento de humanização nos atendimentos de saúde nos municípios”. Várias cidades que integram a área de cobertura da 8ª e 9ª Dires foram representadas no evento. “Constatamos que o curso realmente serviu para dimensionar os conhecimentos e adequar o conceito de ambiência no local de trabalho, além de levar para as unidades de saúde os princípios norteadores da política de humanização”, completou Sheila.
O que é o HumanizaSUS
Instituída pelo Ministério da Saúde em 2003, a Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (HumanizaSUS) foi formulada a partir da sistematização de experiências do chamado “SUS que dá certo”. Ela reconhece que estados, municípios e serviços de saúde estão implantando práticas de humanização nas ações de atenção e gestão com bons resultados, o que contribui para a legitimação do SUS como política pública.
O HumanizaSUS tem o objetivo de efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde no cotidiano das práticas de atenção e de gestão, assim como estimular trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários para a produção de saúde e a produção de sujeitos. Busca-se um SUS humanizado, comprometido com a defesa da vida e fortalecido em seu processo de pactuação democrática e coletiva.
A humanização do SUS é entendida a partir dos seguintes pontos:
– Valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores;
– Fomento da autonomia e do protagonismo desses sujeitos e dos coletivos;
– Aumento do grau de co-responsabilidade na produção de saúde e de sujeitos;
– Estabelecimento de vínculos solidários e de participação coletiva no processo de gestão;
– Mapeamento e interação com as demandas sociais, coletivas e subjetivas de saúde;
– Defesa de um SUS que reconhece a diversidade do povo brasileiro e a todos oferece a mesma atenção à saúde, sem distinção de idade, etnia, origem, gênero e orientação sexual;
– Mudança nos modelos de atenção e gestão em sua indissociabilidade, tendo como foco as necessidades dos cidadãos, a produção de saúde e o próprio processo de trabalho em saúde, valorizando os trabalhadores e as relações sociais no trabalho;
– Proposta de um trabalho coletivo para que o SUS seja mais acolhedor, mais ágil e mais resolutivo;
– Compromisso com a qualificação da ambiência, melhorando as condições de trabalho e de atendimento;
– Compromisso com a articulação dos processos de formação com os serviços e práticas de saúde;
– Luta por um SUS mais humano, porque construído com a participação de todos e comprometido com a qualidade dos seus serviços e com a saúde integral para todos e qualquer um.
Fonte: Ascom da Prefeitura de Mucuri