A Prefeitura de Medeiros Neto, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), participou da 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental (CESM). O evento ocorreu em Salvador.
A edição teve como tema “A política de saúde mental como direito, pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS” e foi precedida pela conferência municipal e macrorregional, ambas com a presença de representantes de Medeiros Neto.
A etapa estadual foi entre 9 e 11 de agosto. Representando Medeiros Neto, foram a coordenadora do Caps, Kenia Mendes, e as psicólogas Juliane Gurutuba e Fernanda Rodrigues, na condição de delegadas.
A CESM é uma iniciativa da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e tem a coordenação do Conselho Estadual de Saúde (CES).
O evento se divide em eixos, que levam à discussão de temas como: redução de danos e atenção às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas; diversas formas de violência, opressão e cuidado em saúde mental; educação continuada e permanente para os trabalhadores de saúde mental; equidade, diversidade e interseccionalidade na política de saúde mental, e prevenção e pósvenção do suicídio e integralidade no cuidado.