Todas as escolas da rede municipal de ensino de Medeiros Neto estão realizando, há mais de 15 dias, atividades que visam a prevenção contra doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, como a dengue.
A Secretaria Municipal de Educação também entrou na campanha “Dengue, se você agir, podemos evitar”. O trabalho envolve atividades educativas, pesquisas e exposições, através do Programa Saúde na Escola (PSE).
O PSE, por sua vez, busca a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da comunidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, e outros setores.
As palestras estão sendo realizadas nas unidades escolares pelos supervisores José Carlos Martins, Daniel Lula Barbosa e Rita Nalva. Em conjunto, os temas Saúde Ambiental e Prevenção de doenças negligenciadas são explorados pelo professor Éder Mendes Lima.
Na Escola Municipal Prof.ª Áurea Nunes da Silva, por exemplo, muitas ações já foram realizadas para conscientizar os estudantes.
A diretora Lucileia Caires e o corpo de professores trabalham com atividades criativas com as crianças. Foram realizadas apresentações de slides explicando sobre a dengue e as demais doenças que podem ser transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.
Os alunos também puderam visualizar o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, através de um microscópio.
Aproveitando o grande espaço ao ar livre que a escola possui, os estudantes puderam realizar uma atividades que buscam evitar o acúmulo de água parada e consequentemente a não proliferação do mosquito.