Prefeitura de Jequié oferecerá programação cultural no Dia da Consciência Negra

Foto: Secom

Fazendo parte das ações públicas de fomento à cultura local, o município de Jequié preparou uma programação especial gratuita para marcar o Dia da Consciência Negra, oficialmente celebrado em 20 de novembro. A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo realizará o projeto “Negritude da Gente”, sob a curadoria de Conça Santos, com uma série de atividades no Museu Histórico João Carlos Borges, às 9h da manhã do dia 20 de novembro.

Os corpos artísticos de teatro e dança, da Prefeitura de Jequié, encenarão o espetáculo “De Zumbi a Fulô”, com direção de Jomir Gomes e Ramon Ludovico. O espetáculo foi inspirado nos poemas de Jorge de Lima, que retrata a luta de Zumbi dos Palmares e a condição da mulher negra nos quilombos. Além da apresentação dos Corpos Artísticos, consta na programação a realização de palestras, o oferecimento de comida típica da culinária africana, rodas de capoeira, tambores Bantus, oficinas de penteado afro, maquiagem e turbantes, além da exibição de vídeo documentário e show musical.

A programação será aberta ao público em geral e, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Educação, também será especialmente dedicada aos alunos da rede pública de ensino, a partir dos 14 anos de idade.

“É muito importante celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra, para que nós não esqueçamos o quanto à sociedade falhou ao tratar pessoas de forma desumana apenas pelo fato de ter a cor da pele diferente da sua. Todos nós sabemos o quanto a intolerância racial, dentre outras formas de preconceito, em pleno século XXI, continua forte, ainda que às vezes disfarçada. Nada mais natural que todos se engajem na luta por igualdade de direitos. Por isso, o prefeito Sérgio da Gameleira solicitou que a Secretaria de Cultura e Turismo, através dos Corpos Artísticos, demonstrasse com arte que estamos juntos na luta e contra qualquer forma de preconceito, afinal, somos um país diverso”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade.

“Sempre que pudermos, deveremos enquanto instituição pública, fomentar o debate de questões tão importantes como essa. O Dia da Consciência Negra faz parte da luta de toda a sociedade por políticas de igualdade e inclusão. A Prefeitura de Jequié preparou uma programação especial para celebrar a data e homenagear essa nossa parcela da população que também contribui para a construção de uma cidade melhor e mais justa para todos!”, disse o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira.

Sobre os Corpos Artísticos
Criado no início deste ano pela Prefeitura de Jequié, por meio de ação da Secretaria de Cultura e Turismo, os corpos artísticos mantidos pelo município tem por objetivo possibilitar atividades de formação e qualificação artística, na área da música, teatro e dança. Nesse sentido, são realizadas oficinas regulares e gratuitas no Museu histórico de Jequié, especialmente para estudantes da rede municipal de ensino.

PROGRAMAÇÃO
DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Segunda – feira (20 de Novembro)

MANHÃ
9h – Abertura da programação no Museu Histórico João Carlos Borges.
9h15 – Tambores (Toques Bantus).
9h20 – Palestra com doutor Luís Lopes (Tema: Anemia Falciforme).
9h40 – Palestra com Dionária da Silva, do Movimento Negro Mocambo Odara (Tema: Mulher Negra).
10h15 – Imersão Cultural (Comidas típicas, roda de capoeira e apresentação de dona Isaura Benzedeira).

TARDE
15h – Oficinas de penteados afros, maquiagem e turbantes.
17h – Exibição de vídeo documentário.
18h – Mostra das oficinas afro.
19h – Encenação do espetáculo “De Zumbi a Fulô”, dirigido por Jomir Gomes e Ramon Ludovico e produzido pelos Corpos Artísticos da Prefeitura de Jequié.
20h – Palestra e exibição de documentário “Trajetória Negra”, promovido em parceria com o Órgão de Educação e Relações Étnicas (ODEERE).
Palestrantes: Antônio Olavo, Edson Dias Ferreira e Manuel Santana.
21h – Show “Ancestralidade”, com Palmeiron Andrade.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui