Prefeitura de Jequié celebra convênio com o TRE-BA

Em cerimônia realizada na Câmara dos Vereadores de Jequié, a Prefeitura de Jequié assinou nessa quinta-feira, 13, um termo de parceria e cooperação técnica com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Além de Jequié as prefeituras Manoel Vitorino, Apuarema e Lafaiete Coutinho também assinaram o termo, que prevê a colaboração das prefeituras com o trabalho de recadastramento biométrico. Atualmente, pouco mais de 29 mil eleitores jequieenses fizeram o procedimento de recadastramento que vai até o dia 31 de janeiro de 2018. Participaram da solenidade o prefeito de Jequié,  Sérgio da Gameleira; José Freitas, prefeito de Lafaiete Coutinho; Raival Oliveira, prefeito de Apuarema; Heleno Vilar, prefeito de Manoel Vitorino; Admilson Careca, vice-presidente da Câmara de Vereadores de Jequié; Desembargador Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro do TJ-BA; Carlos Alberto Fiuza de Castro Filho, juiz eleitoral (23ª ZE); Maurício Foltz Cavalcante, promotor eleitoral em Jequié; Gláucio Silva Chaves, procurador-geral de Jequié; Augusto César Almeida, presidente da OAB subseção Jequié, além de secretários municipais, demais membros da gestão municipal e entidades representativas e de classe.

Segundo o presidente do TRE baiano, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, a preocupação maior é com os cidadãos que dependem do Bolsa Família.

“O cancelamento do título implica em várias penalidades e uma delas é a suspensão de benefícios pagos pelo Governo Federal. Por isso, venho clamar o apoio de vocês, prefeitos, vereadores, secretários, para informar aos eleitores para que compareçam ao cartório eleitoral e realizem o procedimento o quanto antes”, disse.

Somados, os quatro municípios possuem 131.931 eleitores. Desses, apenas 36.833 estão cadastrados biometricamente. O objetivo das 22ª e 23ª zonas eleitorais, responsáveis pelos quatro municípios, é biometrizar os 95.098 restantes.

Para auxiliar a Justiça Eleitoral a atingir o objetivo de biometrizar todo o eleitorado dos municípios, a Prefeitura de Jequié se comprometeu a ceder servidores, equipamentos e espaço para instalação de um posto avançado para atendimento. “O município participa desse momento importante para o exercício da democracia. O recadastramento biométrico, para quem não sabe é o recadastramento através da impressão digital de cada um. A maior demanda do Tribunal Regional Eleitoral é uma estrutura no centro da cidade e de apoio com pessoal. Com o termo de cooperação técnica, o município assume o compromisso de ajudar e em breve estaremos divulgando onde será este outro espaço localizado bem próximo, para todos possam fazer o seu recadastramento.”, disse o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira.

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui