Prefeitura de Itororó investe cerca de R$ 300 mil mensais em Saúde

Em seu programa semanal de rádio (Conversa com o Prefeito), o prefeito de Itororó, Adroaldo Almeida, do PT, revelou um dado que pouca gente sabia: a prefeitura de Itororó (PMI) investe cerca de R$ 300 mil mensalmente em saúde pública. O dinheiro é gasto no hospital, que é uma fundação e em mais 10 unidades de saúde municipais, incluindo o CAPS Pássargada (Centro de Atenção Psicossocial) e o centro de fisioterapia Hildebrando Antunes.

Apesar de ser uma fundação (Fundação Hospitalar e Maternidade de Itororó), hospital de Itororó recebe investimentos diretos da prefeitura. Segundo Adroaldo, o poder executivo municipal arcar com os pagamentos salariais de uma enfermeira de nível superior, de 2 médicos – um cirurgião e uma anestesista e com toda alimentação servida aos funcionários e aos pacientes do FHMI. Além disso, sempre que necessário a PMI substitui móveis antigos e faz intervenções na estrutura do prédio. Os investimentos no hospital tem dado resultado, pois desde que começou a ser feito, os pequenos procedimentos cirúrgicos, como: retiradas de Cistos; Hérnia; Verrugas; Fimose; Perini e outras intervenções de pequena complexidade voltaram a ser realizadas na Fundação Hospitalar.

“Prefeito nenhum antes de mim, ligava para o hospital. Eu me importo com aquela instituição por que sei que é a única que temos e todos nós quando precisamos temos que passar por ela primeiro, independente se somos ricos ou pobres. Se alguém acha que o atendimento no hospital de Itororó é ruim, de uma coisa pode ter certeza: antes era pior”, disse Adroaldo.

Sob o comando da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) existem os Postos de Saúde da Família (PSF) Fernando Aragão (que funciona no João Calixto e foi criado na gestão de Adroaldo), Alcebíades Cunha (Urbis), Olimpio Aleluia (Rio do Meio) e o Jonas Oliveira (em Itati), todos com: médicos, enfermeiros de nível superior, enfermeiros de nível técnico, dentistas e agentes de saúde. A SMS também é responsável pelo Centro de Saúde, que funciona no centro da cidade e é fruto de uma parceria Município/Estado e pelo Posto Médico Dr.º Ruy Costa, que fica no bairro Colônia e a partir do 15 de julho será um PSF, sendo dotado com médico clinico geral.

“As melhorias na saúde podem ser vistas a olho nu e as pessoas estão bem servidas”, disse Luciana Pedreira, secretária de saúde de Itororó. Para se ter uma ideia da melhoria pode se analisar o numero de pessoas atendidas no centro municipal de fisioterapia Hildebrando Antunes, que é dotado de 2 fisioterapeutas e 1 educadora física, e atende cerca 300 pessoas mensalmente.

“Quando Adroaldo me convidou para ser secretaria de Saúde de Itororó, eu sabia que o desafio não seria fácil, porém confesso que não está sendo difícil, pois tenho uma equipe que me ajuda muito e tenho um gestor (Adroaldo) que não fica esperando as coisas caírem do céu. Ele vai à luta e me dá total liberdade e confiança para eu exercer minha função”, disse Luciana, que além de secretária de saúde é médica clinica geral.

Conferência Saúde

Todos os profissionais de saúde de Itororó se reuniram no auditório da Fundação Cultural Cabana da Ponte, onde participaram da 2ª Conferência Municipal de Saúde. Médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes de saúde, dentistas, psicólogos, psiquiatras, estudantes da área de saúde e pessoas da sociedade civil organizada se juntaram para debater a situação da saúde itororoense.

“Saúde bem feita, só se faz com participação. E quando fazemos um evento como esse, estamos convidando a sociedade a participar da nossa gestão. A minha formação política no PT nos ensina isso: ir sempre ao debate, discutir, opinar, até chegar a um senso comum”, “disse Adroaldo aos presentes.


Fonte: Alisson Aguiar / Ascom da Prefeitura de Itororó

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui