Prefeitura de Itapetinga capacita 130 merendeiras escolares

A Secretaria Municipal de Educação promoveu o 1º Curso de Capacitação de Merendeiras do município, nos dias 2 e 3 de junho com Nutricionistas e Engenheiros de Alimentos. 130 merendeiras tiveram aulas teóricas e práticas sobre o recebimento e armazenamento de gêneros alimentícios, higiene pessoal e dos alimentos e sobre saúde alimentar.

Merendeiras escolares dos Distritos de Itapetinga e das Zonas urbana e rural do município se reuniram no auditório do Colégio Modelo e na cozinha da IPAM (Instituição de Promoção e Amparo ao Menor). Segundo Lúcia Morais, Coordenadora do SEMAE (Setor Municipal de Alimentação Escolar), este encontro era bastante esperado para trazer às merendeiras informações novas sobre manipulação dos alimentos. Lúcia lembrou a importância desta profissão e reforçou a missão de cada uma que é “gerar alegria com o tempero da nossa ação”, disse ela.

Na abertura do curso o Prefeito José Carlos Moura, lembrou que Itapetinga está longe do triste panorama da situação da merenda escolar no Brasil, que vem sendo amplamente mostrado nos telejornais. Ele afirmou que a cidade tem sido referência e modelo na qualidade dos alimentos oferecidos aos alunos da rede municipal, inclusive utilizando produtos da agricultura familiar.

Com o Prefeito de Itapetinga estavam: a Primeira Dama, Cida Moura; o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Alécio Chaves; a Presidente do Conselho de Educação, Mariza Gandra e Ilana Galvão, Presidente do Conselho de Merenda. O Secretário Alécio proferiu palavras de encorajamento e orientação às merendeiras, lembrando-as da importância de aperfeiçoarem os seus trabalhos e brilharem sempre mais naquilo que fazem.

Eliene Alves é merendeira e também mãe de aluna da rede municipal de ensino de Itapetinga. Ela sente muito orgulho da profissão e fica tranqüila porque sabe que sua filha recebe merenda de qualidade. Edinailde Silva, que também é merendeira, conta da satisfação com o trabalho: “Se eu pudesse trabalhava o tempo todo na cozinha, ainda mais com esse curso agora que está trazendo novidades para todas nós”, disse Edinailde.

O curso terminou com uma aula prática onde todas as merendeiras puderam realizar cardápios diferentes e nutritivos, o que gerou um grande almoço na tarde de sexta-feira, 02 de junho.

Fonte: Ascom da Prefeitura de Itapetinga

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui