A Prefeitura de Itanhém, por meio da Secretaria Municipal da Educação, fez, na terça-feira, 24 de maio, o lançamento da primeira Formação Continuada do projeto “Reforço Escolar”, da Rede Municipal de Educação, organizado com objetivo de reduzir o déficit educacional, causado pelo período mais crítico da pandemia da Covid-19.
O evento de lançamento foi realizado no Colégio Polivalente, onde foram apresentados os trâmites, a organização e objetivos do projeto.
Para a secretária da Educação, Normélia Alquilina, o Reforço representa o resgate dos alunos, que, por conta da pandemia, enfrentam diversas dificuldades de aprendizagem. “Esse projeto tem a mão de cada um da Secretaria de Educação. Nosso município carece realmente de um reforço, mas não apenas como reforço, mas, sim, um resgate dos nossos alunos. Só os professores sabem a situação que eles encontraram os alunos, após a pandemia. Essa realidade não é só em Itanhém.
O MEC, hoje, orienta que aja reforço, pois temos, em todo Brasil, 33% de alunos que não sabem ler nem escrever, mas, com essas guerreiras e guerreiros, temos certeza que vamos conseguir fazer esse resgate em Itanhém. Vamos dar o início do nosso ano letivo com reforço”, disse. Normélia ainda justificou a ausência do prefeito Mildson e do vice Alex, que estão em Salvador. “Nosso prefeito, que é um grande parceiro da Educação, não pôde estar aqui hoje, mas pediu para transmitir o abraço e desejar boa sorte a todos vocês”, finalizou.
O prefeito Mildson ressaltou o empenho de toda a equipe da secretaria, na elaboração do projeto e também reforçou os prejuízos causados pela pandemia no ensino/aprendizagem. “Todos nós tivemos inúmeros prejuízos com a pandemia. Não foi diferente com as crianças e os jovens fora da escola. Realmente eles precisam ser amparados em suas dificuldades pedagógicas. Vocês, coordenadores, diretores, servidores da Educação, são grandes guerreiros que enfrentam diversos desafios no dia a dia. Imagino como a pandemia foi cruel para vocês, que precisam do aluno na sala de aula, para melhor fazer seu trabalho. Mas estamos juntos nessa batalha, contem comigo sempre”, disse Mildson.
A exposição do projeto foi feita pela professora Clédima Pereira, com orientações para o planejamento e entrega do material.
O Reforço Escolar vai garantir um conjunto de ações voltadas às aprendizagens e ao desenvolvimento educacional dos alunos da rede municipal. Não é um momento de realizar tarefa de casa, mas um período de reposição de aprendizagem, com estratégias e metodologias diversificadas, desenvolvidas no ambiente escolar, continuamente pensadas, registradas, sistematizadas e aplicadas, com vistas na ressignificação da aprendizagem do aluno.
Além da secretária da Educação, participaram os vereadores Agmar Oliveira, Renato Correia e Gutemberg Ferreira, representando a Comissão Municipal de Educação; o presidente da APLB, Marco Antônio Pires, a representante dos diretores, Edna Pereira Rios; representante dos coordenadores, Marineide Barbosa; representante dos professores, Clévio Rodrigues; representante do Conselho Municipal de Educação, Lucineia Alves; representantes do Conselho Tutelar e demais Professores e Diretores que farão parte do projeto. Houve coffee break e almoço para os participantes.