Prefeitura de Itanhém faz dragagem de rios e canais para amenizar alagamentos

Depois das últimas chuvas a Prefeitura de Itanhém intensificou as obras de dragagem de rios e canais dentro e nos arredores da cidade. A limpeza com a retirada de vegetação e materiais diversos ameniza os alagamentos, especialmente nas regiões periféricas da cidade.

Estas ações fazem parte de um trabalho da Secretaria de Infraestrutura, para desobstruir a passagem da água da chuva, fazendo com que haja um escoamento mais rápido e, desta forma, evitar ou amenizar os alagamentos na cidade.

A cidade possui cerca de cinco quilômetros de valetas, e esse tipo de serviço não era feito há quatro anos, deixando os locais cobertos por lixo e mato. A água empoçada agrava outro problema, que é a proliferação de moscas, muriçocas e mosquitos como os da dengue, além de atrair ratos e animais peçonhentos.

Segundo José Sales, secretário da Infraestrutura, a pedido do prefeito Mildson Medeiros, cinco servidores foram destinados para este serviço desde o início da nova gestão, realizando a retirada da vegetação, lixo e objetos que foram descartados de forma incorreta pela população. Depois da limpeza, o trabalho de reabertura foi feito com a ajuda de máquinas.

O objetivo é realizar um trabalho integrado, a fim de identificar os pontos mais críticos em relação à drenagem, buscando soluções.
As equipes orientam a população a não jogarem lixo nas valetas e principalmente nas ruas, pois, o entupimento das vias de escoamento da água pluvial (bueiros), resulta em enchentes e acarreta prejuízos aos que residem em áreas de alagamento.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui