A Prefeitura de Itanhém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação da Saúde Bucal, em parceria com o CAPS, entregou na quarta-feira, 12 de maio, no Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, próteses dentárias (dentaduras), sendo 35 unidades e 35 moldagens, beneficiando diversos pacientes, devolvendo a autoestima do sorriso e proporcionando mais qualidade de vida aos mesmos.
Nesta primeira remessa do ano foi priorizado o atendimento aos pacientes do CAPS. O momento foi organizado pela Coordenação de Saúde Bucal, com atendimento pela manhã e à tarde. De acordo com a Coordenadora, Maiane Mattos, dez profissionais participaram da ação, com revezamento da equipe, respeitando todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.
“Para o recebimento das próteses, o paciente precisa procurar antes a sua Unidade de Saúde para fazer uma consulta odontológica, onde o dentista fará uma avaliação para dizer se ele está apto para receber, ou se há necessidade de fazer algum outro procedimento. Depois disso, a pessoa vai estar sendo encaminhada para o CEO, para que a gente possa fazer o cadastramento. Nossa prioridade são pacientes que nunca usaram, pacientes que estão perdendo dentes anteriores, pacientes com necessidades especiais ou que estejam com a prótese quebrada”, disse a coordenadora. Ainda segundo ela, o serviço será ofertado mensalmente, de acordo com a agenda, oferecendo 35 próteses por mês.
O prefeito Mildson Medeiros (PDS) e o Secretário de Saúde, dr. Roberto Matoba, participaram do momento da entrega, onde cumprimentaram os pacientes e acompanharam de perto todo o processo. “Fazer alguém voltar a sorrir, sem nenhuma vergonha, é muito gratificante para nós. Nossa meta é isso aí: investir a cada dia na qualidade da saúde do povo de Itanhém, porque isso é essencial. Essa é uma ação que devolve a dignidade das pessoas e a gente se sente muito agraciado por estarmos participando desse processo. Parabéns a toda equipe”, disse o prefeito.
“Nosso objetivo é, ao longo do ano, atender o máximo de pessoas que necessitam desse benefício, de forma organizada e priorizando as urgências e aos mais carentes”, destacou o Secretário Municipal de Saúde, dr. Roberto Matoba.
Após os pacientes receberem as próteses dentárias, eles passaram por um momento de orientação, com a Dra. Gisele Carvalho Guimarães, sobre como manter a higienização e conservação do material recebido.
As próteses são adquiridas com recursos do Programa Brasil Sorridente, que foi novamente cadastrado pela atual Gestão, para atender a demanda do município. O trabalho é feito por um laboratório, devidamente credenciado, que dispõe de uma equipe de profissionais para a realização da moldagem e confecção das próteses.