Prefeitura de Eunápolis convoca população a participar do combate ao aedes e escorpiões

A Prefeitura de Eunápolis intensificou no último mês os serviços de limpeza e manutenção em todos os bairros da cidade, que além de proporcionar melhorias na qualidade de vida da população, vem também realizando o combate e prevenção às infestações, dentre elas do Aedes aegypti  e escorpião amarelo, que nesta época do ano se intensificam devido às altas temperaturas.

O prefeito Robério Oliveira, determinou que o Plano de Ação Integrado no Combate às Infestações fosse intensificado. “Estamos limpando os bairros e eliminando os entulhos, e vamos também publicar um Edital para convocar, coletivamente, todos os proprietários de terrenos baldios para que realizem sua limpeza. Este é um problema de saúde pública que precisa ser combatido e para isso toda a população precisa estar empenhada”, disse o prefeito.

De acordo com o Secretário de Saúde Rodrigo Kuada, a grande dificuldade no combate às infestações são os terrenos baldios que não são limpos por seus proprietários, e isso fere a Lei Municipal Nº 409/01. Outra dificuldade são as casas fechadas e as pessoas que não abrem as portas para os agentes de endemias.

“Nosso combate vem sendo realizado com a visita dos agentes de saúde, mutirões de limpeza nos bairros em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e campanhas de conscientização da população, porém a ação das comunidades é fundamental nessa luta. Precisamos que os proprietários limpem seus terrenos e a comunidade nos auxilie nessa luta, abrindo suas portas para os agentes e mantendo seus quintais sempre limpos”, explicou o secretário.

Papel de todos – Segundo o Ministério da Saúde, ambientes sem higiene são mais propensos à proliferação das pragas urbanas, que são fontes de doenças perigosas, por isso, é fundamental manter as casas, quintais e terrenos sempre limpos. “As pessoas precisam entender que essa é uma luta de todos, e que somente com as ações do poder público os resultados não serão suficientes. A responsabilidade é individual, de cada cidadão, mas o resultado é coletivo”, concluiu o prefeito.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui