Prefeitura de Caravelas realiza inauguração do Píer Municipal Irmãos Cajueiro

Prefeitura de Caravelas realiza inauguração do Píer Municipal Irmãos Cajueiro. Fotos: Ascom

No final da tarde de sexta-feira, 22 de outubro, a prefeitura de Caravelas realizou a inauguração do Píer Municipal Irmãos Cajueiro, localizado na barra de Caravelas. E para esse grande momento houve a apresentação da Filarmônica Lira Santo Antônio (FLISA) e do grupo SBGuig.

O Pier da Barra de Caravelas é o maior em atividade em todo o estado da Bahia, medindo 288 metros de cumprimento por 2,5 metros de largura, equipado com quatro escadas laterais e duas nas cabeceiras, todas projetadas para o embarque e desembarque, em diferentes níveis de maré.

A obra utilizou quase 5 mil sacos de cimento, duas carretas de canos de 200 milímetros, 55 toneladas de madeira e quase uma tonelada de pregos e parafusos navais (galvanizados à fogo). Tem ainda à disposição dos pescadores, um guincho extrator (conhecido como ‘pau de carga’), projetado para suportar até 1 tonelada, durante colocação e retirada de motores em barcos.

Uma área coberta com 32 metros quadrados (8m x 4m) protege os pescadores, durante o embarque e desembarque no terminal flutuante de 28 metros quadrados (7m x 4m), utilizado para facilitar a chegada e a saída de barcos.

Esse píer foi projetado para oferecer maior segurança e comodidade para os pescadores, mas acabou, também, se tornado um grande atrativo turístico.

DCIM102MEDIADJI_0007.JPG

Atenta à esse potencial, a administração do município de Caravelas construiu um espaço receptivo (com acesso à internet e wi-fi livre), instalou bancos utilizados em praças públicas, transformou o espaço de madeira, num ambiente paisagístico, bem iluminado e seguro, inclusive, mantendo um vigia no local.

O novo píer ampliou as opções de operadoras de turismo e de agentes de viagens, possibilitando o embarque e desembarque de visitantes na Barra de Caravelas, principal destino turístico do município.

Anunciada em 27 de agosto de 2020, as obras começaram no mês de novembro daquele ano, uma semana após a vitória na reeleição do atual prefeito, que costuma destacar o fato de ter concluído, mais uma grande obra, com recursos próprios do município, oriundos de taxas e impostos (iptu, alvará, licença, etc). “Sem dúvidas, não é fácil começar e terminar uma obra dessas, sem recursos externos. A pergunta que todos fazem é como se conseque? A resposta é: responsabilidade com recursos públicos e boa gestão”, destacou.

A cerimônia e descerramento da faixa inaugural contou com a presença de Silvio Ramalho (Prefeito de Caravelas), Robinho (Deputado Estadual), Major Barbosa (Comandante da 88ª CIPM), Bruno Faria (Delegado da Capitania dos Portos de Porto Seguro), Tenente Coronel Hélber Viana (Comandante do 18º Grupamento de Teixeira de Freitas), Alencar (Inspetor da Polícia Civil), Gilmar de Souza (Presidente da Câmara Municipal), vereadores, secretários municipais, pescadores, visitantes e moradores.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui