Prefeitura de Cabrália realiza atividades externas com assistidos do CAPS

Prefeitura de Cabrália realiza atividades externas com assistidos do CAPS
Prefeitura de Cabrália realiza atividades externas com assistidos do CAPS. Fotos Ascom

Com uma nova postura, a Secretaria de Saúde comandada por Márcia Quaresma, firma parcerias com empresas privadas e busca inovação para o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS. Na manhã desta quinta-feira (19), os pacientes, acompanhados pelos funcionários, realizaram atividades externas na Fazenda Mãe Tereza.

O objetivo é o fortalecimento de vínculos. O tratamento vai além da questão medicamentosa (psiquiatria); as atividades terapêuticas e externas são importantes para o desenvolvimento da concentração e autoestima, ajudando no melhoramento do tratamento, seja transtorno mental ou dependência química.

Foram 13 pacientes do CAPS acompanhados pela equipe de saúde, levados à Fazenda Mãe Tereza. Atividades como pescaria, passeios de trenzinho e piqueniques fizeram parte do roteiro; além da apreciação de cavalos e animais silvestres.

O CAPS funciona de segunda a sexta-feira, das 08h00 a
às 14h00. Os Pacientes são divididos em modalidades: intensivos (atendimento diário), semi- intensivos (duas a três vezes por semana) e não intensivos.

Existem ainda as Práticas Integrativas complementares como toque quântico, reike, oficinas, auricoloterapia e reflexologia podal. Tanto os pacientes quanto os funcionários passam por terapias complementares:“Na sexta-feira, toda equipe participa, pois é bom para o nosso fortalecimento e desempenho junto aos pacientes”, explica Tayara Andrade – Diretora do CAPS.
A equipe é composta por 12 pessoas; dentre eles, psiquiatra, psicólogo (a), assistente social, enfermeiro (a), vigia, cozinheira, técnico (a) de enfermagem e oficineira.

“Os atendimentos realizados no CAPS sao importantes, no entanto, as estratégias utilizadas de parcerias e inserção social dos usuários, em outros espaços para além da unidade, como por exemplo essa manhã de lazer na Fazenda Mãe Tereza, são fundamentais na construção de caminhos menos sofridos e menos estigmatizados da vivência do sofrimento psíquico. Parabéns para Thayara pela iniciativa e para toda equipe do CAPS por acolher e tratar com respeito, valorização e humanização todos os usuários do serviço. Agradecemos a direção da Fazenda Mãe Tereza e o apoio do prefeito Agnelo”, finalizou a secretaria Marcia Quaresma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui