Nem mesmo a chuva insistente que caiu na noite de 25 de outubro impediu os professores da rede municipal de ensino de comparecer em peso ao encontro marcado com o prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade e a secretária de Educação Dilza Reis, na Barraca do Gaúcho. Durante o encontro, que reuniu cerca de 900 educadores, o prefeito e a secretária anunciaram boas novas para a classe, contemplada com mais um aumento de 6%, que somados aos 7% concedidos no primeiro semestre, totalizam 13% de reajuste salarial.
A secretária fez um balanço das conquistas da educação, ressaltando o clima de diálogo e respeito entre a atual administração municipal e os profissionais do setor. Dilza lembrou que o prefeito tem ouvido todas as reivindicações da classe, buscando sempre atendê-las dentro das possibilidades do município. Além do aumento salarial, a secretária informou que a Prefeitura está fazendo valer a lei que reduz a carga horária dos professores dentro de sala de aula, liberando os profissionais para outras atividades na escola, sem prejuízo dos vencimentos. A notícia mereceu aplausos efusivos da platéia.
Segundo ela, entre as conquistas legitimadas pela atual gestão, estão ainda a análise e deliberação de todos os pedidos encaminhados pelos professores, como a mudança de nível, que beneficiou um grande número de profissionais com o aumento de quase 50% do salário; títulos obtidos; dedicação exclusiva; auxílio à graduação, entre outros. “Em janeiro e fevereiro vamos trabalhar dia e noite avaliando todas as solicitações. Estamos aguardando uma avaliação técnica criteriosa para verificar a possibilidade de atender a outras reivindicações, como a regência de classe”, informou a secretária.
A secretária de Educação falou das conquistas na educação, mas também cobrou responsabilidade dos profissionais no desempenho de suas atividades. “Temos ainda muito a fazer, mas estamos no caminho certo e temos resultados muito positivos. Nosso compromisso é trabalhar duro para começar a reverter em nosso município os números negativos da educação em nosso país. No próximo ano esperamos resultados melhores”, enfatizou. A secretária falou ainda dos planos para 2012, que inclui a implantação de um sistema unificado de ensino, a exemplo do que ocorre nas escolas particulares.
Fazendo a diferença
O prefeito Abade falou das dificuldades que encontrou no início da sua gestão e dos esforços para superá-las. Ele lembrou, por exemplo, os problemas de transporte na área rural. “Quando assumimos eram 47 ônibus, hoje temos 157 e estamos trabalhando para adquirir mais. Muitas crianças ficavam sem escola ou eram obrigadas a caminhar vários quilômetros por dia. Significa que conseguimos corrigir uma grande injustiça”, salientou.
A merenda escolar foi outro ponto ressaltado pelo prefeito. “O caso da merenda já foi motivo de vergonha para Porto Seguro em todo o Brasil. Hoje somos parabenizados pela qualidade da merenda que servimos a nossas crianças”, destacou. Abade falou ainda da escola modelo que está sendo construída no bairro Parque Ecológico, com ginásio de esportes coberto, campo de futebol, piscina, teatro aberto para 3 mil pessoas, cine-teatro, creche e escola de música. “Estamos sempre valorizando e fortalecendo a arte, pois sabemos que as atividades culturais tiram as crianças das garras da marginalidade”.
O prefeito informou também sobre a viagem proporcionada pela Prefeitura aos alunos que mais se destacaram nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática, e seus respectivos professores. “No próximo ano vamos continuar premiando, investindo, valorizando os alunos e seus professores, sempre estimulando o desenvolvimento humano”, enfatizou o prefeito.
Abade falou ainda da sua abertura para dialogar com os professores e o sindicato. “Sou um guardião do município e tudo o que eu puder eu concederei a vocês. Temos que ter a capacidade de sentar e encontrar um denominador comum. Queremos conceder todos os seus direitos e contemplar vocês com tudo o que vocês merecem”, assegurou o prefeito, bastante aplaudido pelos educadores.
Fonte : Hilda Rodrigues / Ascom da Prefeitura de Porto Seguro Fotos: João Cordeiro