Prefeitura amplia diálogo com imprensa regional

(Foto: Hadija)
Nessa terça-feira (14/7), o prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, recebeu mais de 60 representantes de veículos de comunicação da região para um tour pelas principais obras que estão sendo realizadas pela administração no município. “A ideia foi estreitar o relacionamento com a imprensa e mostrar transparência nas ações governamentais”, afirmou o prefeito durante o circuito, iniciado na Passarela do Álcool, que percorreu o Centro e bairros.

De dentro do ônibus, onde distribuiu lanches e conversou com os profissionais da comunicação, o próprio prefeito apresentou as obras, ao longo dos trechos percorridos.

Abade começou mostrando o novo prédio do IFBA (Instituto Federal da Bahia) – núcleo de Porto Seguro, na BR 367, onde serão implantados vários cursos superiores. “Isso só será possível porque compramos uma área de 6.000 m² e doamos para que a instituição pudesse ser ampliada com a construção de novos módulos”, informou, acrescentando que ao lado, já a Prefeitura já viabilizou também uma área para instalação da nova base SAMU.

No Bairro Vila Jardim, o prefeito falou da implantação da rede elétrica em toda a estrada de acesso e avenida central do bairro. O local recebeu ainda obra de saneamento básico, com esgoto sanitário e distribuição de água tratada, assim como os bairros Nilo Fraga e Areial. “Os oito mil habitantes daqui viviam sem estrutura alguma porque nunca foram criadas políticas públicas para beneficiar os moradores”, frisa Abade.

Educação, saúde e moradia

Já no Parque Ecológico, os jornalistas visitaram o Colégio Paulo Freire, recentemente inaugurado, onde há moderna estrutura e horta para atender os alunos do bairro. O município doou ainda uma área para a construção da sede da Funasa no bairro e por meio de uma parceria com o governo do Estado, a Prefeitura construiu 39 casas populares para atender os desabrigados das fortes chuvas, no Bairro Miraporto.

“As casas construídas por 12 mil reais cada uma se tornaram modelo para o Estado, pois têm dois quartos e toda a estrutura para uma família viver bem”, argumenta o prefeito, cumprimentando os moradores e tirando fotos com a comunidade, que foi bastante receptiva com a visita – motivo de festa para a criançada.

Ainda no Parque Ecológico, os profissionais de comunicação também visitaram a construção das 1.500 casas do Programa Minha Casa, Minha Vida. “Poucas cidades foram contempladas com um número de casas tão expressivo como em Porto Seguro: fruto de muita luta junto aos governos federal e do Estado”, enfatizou o prefeito, que ainda está em busca de viabilizar a construção de mais 700 casas no local, que ele chamou de uma “nova cidade”.

A comitiva seguiu para o Paraguai, onde o Executivo está incentivando a implantação de uma fábrica de calçados e asfaltou a avenida principal. “Estou asfaltando mais 25 ruas no Baianão”, adiantou.

Obras de saúde também foram destaque nesse tour. A começar pela construção, já iniciada, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que também terá especialidades voltadas à saúde da mulher, no bairro Frei Calixto. Abade aproveitou para informar que no próximo dia 30, será inaugurado um hospital de alta complexidade, com neurocirurgia, ressonância magnética e médicos pioneiros em transplante de coração na América Latina, no Centro da cidade.

Praça e Mercado Municipal

Mais duas grandes obras na região central foram apresentadas para a imprensa: a praça construída no local onde funcionava a antiga feirinha e o mercado do Campinho “Aqui teremos quadra de futevôlei, futsal, ginástica ao ar livre, anfiteatro para apresentações culturais e um espaço de lazer para as famílias”, frisa o prefeito, ao desembarcar no local que abrigava uma favela bem no Centro da cidade.

Para encerrar, os profissionais foram até o Mercado Municipal, que já está em fase final de construção. “Através desse espaço, traremos condições dignas para quem trabalha vendendo seus produtos e mais conforto para a comunidade fazer suas compras”, enfatiza, falando que essa é uma forma de valorizar a agricultura regional. O prefeito destacou que aposta no espaço também como um interessante ponto de atração turística, com seus dois restaurantes de comida típica e a venda de produtos regionais.

O encontro foi encerrado com um almoço, na Barraca do Gaúcho, onde o prefeito agradeceu a presença de todos e frisou que pretende manter com a imprensa um diálogo aberto e um relacionamento transparente.

Iniciativa inédita

Quem participou, aprovou a iniciativa. O jornalista Geraldinho Alves, do jornal e site Imprensa Livre, de Eunápolis, ressalta que a medida vem dar outro viés à linha de comunicação estabelecida no início do governo. “Sentimo-nos prestigiados com essa interação e acredito que a medida é muito eficaz para mostrar o trabalho, que de fato, está sendo feito em Porto Seguro”, afirma.

Quem compartilha da mesma opinião é o proprietário do Jornal O Sollo, Jadilson Moraes. “O prefeito mostra que adotou uma forma eficaz para lidar com a imprensa, que prefere ver de perto as ações, além de ter liberdade junto ao Executivo para fazer perguntas e até sugestões”, conclui.

Além de jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas, também participaram do almoço os secretários, de Obras, Luis Fróes; Administração, Lauro Setúbal; Educação, Dilza Reis; Trabalho e Desenvolvimento Social, João Portela; Agricultura, Geraldo Couto; Turismo, Guto Jones; Meio Ambiente, Élio Brasil; Esportes, Oberdan Souza; Litoral Sul, Alencar Oliveira; Procuradoria Jurídica, Glauco Tourinho; Gabinete, Osdélio Oliveira; e os vereadores Carlito Martins, Marcos Rodrigues e Enildo da Gama.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui