Prefeitos do Extremo Sul comemoram conquistas em visita de Rui Costa a Cumuruxatiba

A vinda do governador Rui Costa (PT) a Cumuruxatiba, no Prado, trouxe um investimento total próximo aos 17 milhões de reais para a região do extremo sul baiano, englobando obras em rodovias, sistemas de água, convênios e consórcios. Na manhã de sábado, 30 de junho, o Sistema de Abastecimento de Água, que beneficia diretamente cerca de 1,5 mil famílias, foi inaugurado em um feito histórico no distrito. A prefeita Mayra Brito (PP) recebeu ainda a autorização para o início da construção de quadra poliesportiva na Escola Estadual Epaminondas Caetano Almeida, entre outras ações destinadas aos pradenses.

O prefeito de Teixeira de Freitas, Timóteo Brito, o governador da Bahia, Rui Costa, e a prefeita de Prado, Mayra Brito. Fotos: OSollo

No palco montado em frente à Capela de Santo Antônio, a prefeita deu as boas-vindas a Rui Costa; ao ex-governador e atual secretário de Desenvolvimento econômico do estado, Jaques Wagner; ao secretário de Infraestrutura, Marcos Cavalcante; ao secretário de Recursos hídricos, Cássio Peixoto; ao presidente da Câmara Legislativa da Bahia, deputado estadual Ângelo Coronel (PSD); e o deputado federal Bira Coroa (PT). Ela lembrou das dificuldades enfrentadas para operar com o antigo sistema hídrico em Cumuruxatiba, principalmente na alta temporada de turismo, e ressaltou os investimentos do governo na área da saúde, lembrando o 9º Mutirão do Glaucoma, realizado no dia 28.

A prefeita de Prado, Mayra Brito

Ao governador, Mayra apresentou projetos que envolvem crianças e jovens e que levam o talento local até para o exterior, como o Palmeiras Sport Club (Prado), do responsável Lúcio Oliveira, e o Projeto Guarda Mirim, do responsável “Carlinhos”. Em tom de afinidade, cobrou os investimentos necessários para o cascalhamento da estrada que liga a sede a Cumuruxatiba, a finalização de uma ponte no mesmo trecho, entre outras prioridades. Mayra esteve acompanhada por seu esposo, seus familiares, secretários e seu vice-prefeito  Maurício Xavier “Lindão”.

O governador da Bahia, Rui Costa; Lúcio Oliveira, presidente do projeto Palmeiras Esportes Club de Cumuruxatiba, e a prefeita de Prado, Mayra Brito 

Rui falou ao Jornal OSollo sobre como tem articulado a viabilização dos projetos e anúncios feitos: “O relacionamento com os prefeitos, graças a Deus, é muito bom. Temos feito uma parceria direta com as prefeituras e tenho estimulado a formação dos consórcios. Aqui no Extremo Sul temos os consórcios de saúde e de infraestrutura, que a Mayra é presidente. Infelizmente, o Governo Federal tem maltratado muito o povo brasileiro e eu espero que possamos reencontrar o caminho e o Brasil volte a crescer e gerar emprego”.

O governador Rui Costa recebe um presente das mãos da prefeita de Prado, Mayra Brito

Os gestores receberam das mãos do governador suas conquistas para cada município, que foram dignas de muita comemoração, e também falaram sobre seus respectivos mandatos até o corrente ano, em entrevista ao Jornal OSollo:

O prefeito de Teixeira de Freitas, Timóteo Brito (PSD), e presidente do Consórcio de Saúde do Extremo Sul, comemorou o recebimento de duas ambulâncias e lembrou a realização do São João do Amor. “Nós temos que estar unidos ao governador para fortalecer nossa região. Vamos receber duas ambulâncias hoje, e depois uma patrulha mecânica para as estradas vicinais e conversar sobre o asfalto da saída para Medeiros Neto. Na saúde, vamos colocar todo piso no Hospital Regional, comprar um tomógrafo, facilitando exames. Resgatamos o São João, que é uma festa em que todo mundo ganha, porque o povo quer saúde, trabalho, esporte e também quer cultura e diversão”.

O vice-prefeito de Prado, Lindão; o secretário de Recursos Hídricos da Bahia, Cássio Peixoto; o deputado federal Bira Coroa; o ex-governador, Jaques Wagner; o prefeito de Teixeira de Freitas, Timóteo Brito, e o governador Rui Costa

O prefeito Léo Brito (PSD), presidente da Associação dos Prefeitos do Extremo Sul (Apes), falou das demandas apresentadas por Alcobaça, que recebeu uma ambulância, e da recepção dos prefeitos feita a Rui Costa. “Nós ficamos satisfeitos, porque é a forma que temos de estar lembrando e cobrando os pedidos, em especial, de Alcobaça, mas, também, dos outros municípios”, comentou.

Avançando ao lado de Eunápolis, Prado e Santa Cruz Cabrália com a autorização do Governo do Estado para capacitação de agentes para elaboração de cada Plano de Saneamento Municipal, Caravelas terá avanços importantes nos serviços de saúde e diversas outras ações, abrangendo sede e distritos. “Viemos prestigiar aqui o governador e receber uma ambulância. Nós estamos trocando toda a frota de ambulâncias de Caravelas, adquirindo outras seis além desta, totalizando nove; investindo na reforma do centro cirúrgico do hospital para deixar tudo adequado. Quando falamos em crise, pensamos em trabalho. A avaliação do nosso governo passa de 80% e esse reconhecimento é muito importante para nós”, disse o prefeito Silvio Ramalho (PMDB).

O governador, Rui Costa e a prefeita de Prado, Mayra Brito.

A prefeita dra. Jadina Paiva (PPS) comemorou a nova ambulância destinada ao distrito de Juracitaba, em Medeiros Neto, e conversou sobre o 30º Arraiá do Água Fria. Disse: “Já havíamos conversado com o governador e teremos uma agenda de obras para Medeiros Neto. A visita nos deixou muito felizes. Nosso Arraiá foi feito dentro das possibilidades do município, mas temos certeza que o povo vibrou muito e esperamos fazermos uma festa muito maior nos próximos anos”.

O prefeito municipal de Lajedão, Humberto Côrtes (DEM), o Betão, parabenizou a colega Mayra Brito pelo trabalho feito em Prado. “Hoje é um dia de festa para o Prado e também para Lajedão. Está sendo assinada a ordem de serviço da recuperação da nossa estrada, que são os 12 quilômetros do trevo de Ibirapuã até nossa cidade. É uma obra muito importante que trará mais desenvolvimento para nossa terra”.

O governador Rui Costa; o presidente da Câmara Legislativa de Prado, Diógenes Loures (Jorginho), e a prefeita de Prado, Mayra Brito

O prefeito Calixto Ribeiro (PP), de Ibirapuã, e a prefeita Zulma Pinheiro (PMDB), de Itanhém, também estiveram presentes, junto aos vice-prefeitos, vereadores e secretários dos municípios. Prestigiaram ainda o evento: o  cacique Valmir Pataxó; o ex-prefeito de Itamaraju, Luiz Mário; e o delegado dr. Kleber Gonçalves.

O esposo da prefeita de Prado, Franco; o secretário de infraestrutura da Bahia, Marcos Cavalcante; o pai da prefeita de Prado, Wilson Brito (Wilsinho) e o presidente da câmara de Prado, Jorginho.

A Banda Marcial do Projeto Imbassuarte, que também atua com biblioteca e grupo de violão há um ano e meio em Cumuruxatiba, bem como os indígenas da região, puderam recepcionar o governador com apresentações que enalteceram um pouco de toda a cultura que enriquece a região.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui