Prefeito Marcelo Belitardo recebe balanço das medidas de prevenção à covid-19

Prefeito Marcelo Belitardo recebe balanço das medidas de prevenção à covid-19
Prefeito recebe balanço das medidas de prevenção à covid-19. Foto: Divulgação

O prefeito Marcelo Belitardo se reuniu com profissionais da Saúde, na Secretaria de Saúde para reavaliar as medidas tomada para conter o avanço da covid-19 no município. Durante a reunião, foi apresentado o relatório das ações dos serviços de Saúde em relação à covid-19. Entre os pontos expostos, esteve em evidência a curva de ocorrência dos casos na cidade e o comportamento da população em relação às medidas de distanciamento ainda vigentes.

Segundo Rosidalva Barreto, responsável pela Vigilância Epidemiológica em 2020 no nosso município, apesar da aparente estabilidade no aparecimento de novos casos, os números tem voltado a crescer. O primeiro caso confirmado da covid-19 em Teixeira de Freitas aconteceu em 23 de março de 2020 e, desde de então, houve diversas orientações e decretos emitidos pelos governos Federal, Estadual e Municipal, a fim de conter o avanço da doença. No entanto, segundo o que foi apresentado, é a negligência no uso da máscara e o abandono das medidas de distanciamento que tem elevado os números.

Prefeito Marcelo Belitardo recebe balanço das medidas de prevenção à covid-19
Intensificação no combate à covid-19. Foto: Divulgação

“Dentro do que foi registrado, nós temos 5,9% da população como casos confirmados, mas sabemos que a subnotificação é grande, então estimamos um número bem maior de casos e consequentemente de óbitos. Apesar de termos o nível de letalidade da doença em nossa cidade em 1,3%, temos observado o aumento de casos graves que chegam ao hospital. Intuímos que as pessoas tenham perdido o medo da doença, deixando para procurar o hospital apenas em casos de agravamento do quadro de saúde, o que é perigoso e compromete a nossa capacidade de atendimento”, pontuou Rosidalva.

Para que os números não continuem crescendo, algumas recomendações foram repassadas ao prefeito Marcelo Belitardo, e acolhidas, em relação às práticas previstas em decretos e protocolos que precisam ser reforçados, segundo a Vigilância. “Penso que as práticas devam ser reforçadas com equilíbrio, tendo em mente as necessidades econômicas e de saúde. Devemos manter as medidas preventivas de distanciamento e sanitização necessárias, para que possamos afrouxa-las o quanto antes. Para isso, intensificaremos as orientações para a população em relação ao uso da máscara e endureceremos a fiscalização de bares, restaurantes e comércio em relação às medidas previstas nos decretos”, concluiu o Prefeito.

Também participaram da reunião a Secretaria de Saúde, Cristiane de Almeida, a nova responsável pela Vigilância Epidemiológica, Nereide Lisboa, e o Chefe da Vigilância Sanitária, Elismar Miranda. O encontro aconteceu na manhã da ultima terça-feira, 12 de janerio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui