
O prefeito de Santa Cruz Cabrália, Girlei Lage, esteve na sessão da Câmara nesta terça-feira, 18, para acompanhar a votação dos projetos de lei de autoria do Executivo que garantem o reajuste salarial dos servidores públicos do município.
Aprovados por unanimidade pelos vereadores, os projetos representam a valorização e respeito da gestão do prefeito Girlei, do vice Cláudio Xêpa e dos vereadores ao trabalho realizado pelo funcionalismo público. “Na nossa administração não haverá dificuldade de diálogo, estamos aqui nos esforçando e com muita boa vontade para realizar os reajustes que são possíveis dentro da nossa realidade. Herdamos alguns problemas que não são nossos, mas arregaçamos as mangas e estamos trabalhando para buscar soluções”, afirmou o gestor.
O prefeito Girlei anunciou a concessão de um reajuste salarial de 10% para os servidores civis, sendo 4,83% para recomposição inflacionária e 5,17% de aumento real, através da Lei Municipal nº 002/2025, retroativa a 1º de fevereiro.
Já a Lei Municipal 003/2025 prevê que o vencimento base dos agentes comunitários de saúde seja fixado ao valor nacionalmente normatizado, não podendo ser inferior a dois salários mínimos. Por sua vez, os profissionais do magistério terão reajuste de 6,27%, adequando ao piso salarial nacional dos profissionais do magistério da educação básica, retroativos a 1º de janeiro.
O presidente da APLB Sindicato, José Feliciano, usou a tribuna e destacou essa grande conquista, que representa a luta e a valorização dos professores do município. Já o presidente do SINSPPOR, Marcos Santana, afirmou que Santa Cruz Cabrália sai na frente de cidades como Porto Seguro e Eunápolis, que ainda não negociaram os repasses garantidos por lei e não apresentaram propostas de correção salarial, apesar das várias tentativas de diálogo.