Com a presença de autoridades, o prefeito Dr. Marcelo Belitardo anunciou a implementação do novo projeto do Jade Autism, o Jade EDU, na Rede Municipal de Teixeira de Freitas nesta terça-feira (17). Secretários da Gestão, vereadores e o fundador e CEO da empresa desenvolvedora do software Ronaldo Cohin participaram do evento na Escola Municipal Gilberto Cardoso. A ferramenta oferece atividades lúdicas com viés educacional para crianças autistas.
“Estamos muito felizes em anunciar o uso do software educacional para os estudantes da nossa Rede Municipal, temos a inclusão e a humanização como grandes referenciais e saber que teremos uma ferramenta para atender melhor nossas crianças e jovens autistas é motivo de muito orgulho”, reforçou Dr. Marcelo Belitardo.
Com a inserção da tecnologia, os alunos recebem uma avaliação pedagógica a partir de jogos digitais. Esses jogos emitem relatórios sobre habilidades como memória, atenção, concentração, raciocínio lógico e outros aprendizados importantes durante a vida escolar. Atualmente, a Rede Municipal conta com 85 alunos autistas (Censo 2020), alguns são acompanhados pelo Centro de Educação Inclusiva, com salas de recursos, e também um atendimento pela Equoterapia.
“Esta ferramenta nos auxiliará de forma muito importante para ampliar as estratégias de ensino e aprendizagem para nossas crianças e jovens autistas. A gestão tem muita preocupação em ofertar educação de qualidade para todos e por isso, a equipe das escolas onde estão matriculados estes alunos passaram hoje por um treinamento para entender como a plataforma funciona e poder utilizar da melhor forma possível”, explicou a secretária de Educação Regiane Chuaith.
Para a implementação do novo projeto do Jade Autism, o Jade EDU, a cidade Teixeira de Freitas foi a primeira escolhida para fazer uso do software educacional em suas escolas. A ideia é oferecer atividades lúdicas com viés educacional para crianças autistas. “Nós, como empresa, buscávamos uma cidade para abrigar a primeira implementação do novo Jade Edu, que é uma plataforma que usa a tecnologia do Jade Autism, porém com um viés 100% voltado para a Educação especial”, conta o fundador e CEO Ronaldo Cohin.
O Projeto JADE tem duração de um ano e será acompanhado pelo NAPE de Inclusão. A formação irá acontecer de forma online com os profissionais das seguintes escolas: Pedro Agrizzi, Vila Vargas, Joaquim José de Almeida, Vereador Genivaldo Bispo e Amigos da Natureza.