Prefeito de Mucuri comenta Censo 2010

Foto: Google
Paulinho observa que população de Mucuri dobrou em apenas 20 anos, mas não houve investimento em infraestrutura social

Ao conhecer os resultados oficiais do censo demográfico realizado este ano pelo IBGE no Município, que apontam uma população de 34.793 habitantes, o prefeito Paulinho de Tixa observou a enorme discrepância entre o aumento populacional ocorrido de 20 anos para cá em Mucuri e o baixo investimento em infraestrutura social.

Em entrevista à imprensa, Paulinho comentou: “Existe um provérbio árabe que diz ‘os números não mentem’. Pois bem, analise a realidade e veja que não podemos fugir dos números. Em 1991, segundo dados oficiais do IBGE, Mucuri contava com uma população de 17.606 habitantes. Agora, quando são divulgados os resultados do censo realizado este ano, o mesmo IBGE revela que o Município hoje conta com 34.793 habitantes. Isto significa que, em 20 anos, nossa população praticamente dobrou, mas, por outro lado, os investimentos feitos em infraestrutura social foram zero, o que só fez piorar a qualidade de vida da maioria dos mucurienses”.

O prefeito entende que, diante dessa constatação, aumenta ainda mais o desafio que tem pela frente como administrador do Município. “Quando se fala em infraestrutura social, englobamos quatro itens: educação, renda e pobreza, saneamento e saúde. Em vinte anos, justamente o período em que Mucuri deixou de ser um município pobre, de economia baseada na agropecuária, para se tornar uma localidade de boa arrecadação, já motivada pela atividade industrial, os governos que passaram por aqui aplicaram muito pouco ou quase nada em infraestrutura social. Estou convicto de que nossa Administração precisa fazer muito mais do que vem fazendo, e eu reafirmo, mais uma vez, a minha preocupação com a elevação da qualidade de vida de quem reside em Mucuri – na sede, nos distritos, povoados e comunidades rurais”.

C o m p a r a ç ã o c o m  a  B a h i a e o B r a s i l

Fazendo-se um paralelo com o aumento demográfico no estado da Bahia e no Brasil, Mucuri cresceu muito mais em termos percentuais. A Bahia apresentava, em 1991, uma população de 11.867.991 habitantes, e, de acordo com estimativa feita em 2009, subiu para 14.637.364 habitantes, um aumento de 18,9% em 20 anos.

No caso do Brasil por inteiro, o censo de 1991 apontou 146 milhões e, agora, o censo 2010 revela algo em torno de 185 milhões de brasileiros, ou seja, 27% a mais em duas décadas.

O que a Bahia e o Brasil cresceram entre 1991 e 2010 é bem menor percentualmente se comparado à explosão demográfica verificada em Mucuri, que atingiu nada menos que 97,6%, praticamente dobrando de tamanho.

Paulinho comenta: “Imagine se o Brasil tivesse crescido na mesma proporção de Mucuri, hoje nossa população estaria beirando a faixa dos 300 milhões de habitantes – o equivalente à população atual dos Estados Unidos –, quando, na verdade, ficou abaixo dos 200 milhões. Por isso é que, mais uma vez, faço questão de deixar claro, Mucuri precisa de um modelo administrativo que direcione ações vigorosas nas áreas de saúde, assistência social, saneamento básico e educação, com olhos voltados às comunidades dos distritos e povoados, as mais necessitadas. É o que estamos fazendo e o que vamos intensificar ainda mais daqui por diante. Conhecer os dados do censo do IBGE é uma preocupação que todo prefeito deve ter, para tomar decisões rápidas e certeiras”, finalizou o prefeito de Mucuri.

Fonte: Ascom da Prefeitura de Mucuri

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui