Prefeito de Ilhéus recebe homenagem de toda a Corte da Justiça Eleitoral da Bahia

Prefeito de Ilhéus recebe homenagem de toda a Corte da Justiça Eleitoral da Bahia
Fotos: Secom

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre Sousa, foi homenageado ontem (2) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia, durante a histórica sessão itinerante de julgamento – a primeira fora da capital –, ocorrida no Teatro Municipal de Ilhéus, em comemoração aos 85 anos de criação do tribunal. Uma placa de reconhecimento foi entregue ao prefeito pelo presidente do TRE, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, pela contribuição que o governo municipal vem dando ao processo de recadastramento biométrico, disponibilizando pessoal, infraestrutura e espaços físicos para o êxito da iniciativa.

“O prefeito demonstrou sensibilidade e, por este motivo, fazemos este singelo agradecimento em nome de toda a corte eleitoral”, afirmou Rotondano. O presidente do TRE destacou o importante papel da Prefeitura de Ilhéus ao oferecer ao TRE todas as ferramentas necessárias para que os juízes eleitorais desenvolvam as atividades extraordinárias da revisão do eleitorado local. “É uma iniciativa fundamental para o estabelecimento do sistema democrático do Brasil, de moralização das eleições com a busca de mecanismos que garantam a lisura dos pleitos”, afirmou o desembargador, destacando ainda que a sociedade quer e precisa acompanhar a aplicação da lei. “Quanto mais transparente for o poder judiciário, maior será sua credibilidade”, disse.

Para Ilhéus – Para o prefeito Mário Alexandre, a placa entregue pela alta corte baiana deve ser estendida a todo o povo de Ilhéus. “A cidade está honrada pela escolha e pela presença de todos vocês”, disse aos desembargadores baianos e a um público formado por juízes, promotores, advogados, deputados, prefeitos e representações civis e militares do sul da Bahia. “O ato de hoje fortalece a democracia e dá um novo impulso ao entendimento pleno do que seja cidadania. Com a descentralização do Poder Judiciário é permitido a gente aprender, a gente dialogar”, destacou Mário Alexandre.

A escolha de Ilhéus para sediar a sessão histórica deveu-se, segundo o presidente do TRE, pelo fato de a cidade ocupar um papel de destaque nos cenários baiano e nacional, além de ser uma das cidades mais aprazíveis do estado. Pela primeira vez na história dos 85 anos de existência do TRE, uma sessão ocorreu fora da capital. “Não poderia ter escolhido um melhor local do que este aqui”, elogiou José Rotondano, ao assegurar que uma das suas metas à frente do Tribunal Regional Eleitoral é consolidar a imagem da instituição junto à sociedade baiana.

Autoridades – Além de toda Corte Eleitoral baiana e do prefeito de Ilhéus, estiveram presentes na solenidade o vice-prefeito José Nazal; desembargador Maurício Kertzman; Lukas Paiva, presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus; Sara Mandra Rusciolelli Souza, procuradora geral de justiça do Estado da Bahia em exercício; desembargadora Ligia Maria Ramos Cunha Lima; Antônio Carlos Rodrigues de Moraes, diretor do Fórum de Justiça da Comarca de Ilhéus; Ulysses Maunard Salgado, diretor do Fórum de Justiça da Comarca de Itabuna; a deputada estadual Ângela de Souza; Carine Nassri da Silva, juíza eleitoral de Ilhéus; Gláucio Rogério Lopes Klipel, juiz eleitoral de Itabuna; Clara Mota Pimenta, juíza federal; Paulo Eduardo Sampaio Figueiredo, promotor eleitoral de Ilhéus; Márcio Cunha Rafael dos Santos, procurador-geral do município de Ilhéus; Marcos Flávio Rhem da Silva, presidente da OAB-BA Subseção de Ilhéus; Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc); e diversos juízes e vereadores de Ilhéus e cidades da região.

Programação – Diversos eventos estão programados para o período em que Ilhéus permanecer sede da Justiça Eleitoral na Bahia. Nesta quinta-feira (3), será realizado o projeto “Eleitor do Futuro” no município de Itabuna. Em seguida, haverá a cerimônia para assinatura do convênio com a gestão municipal da cidade.

Já no dia 4 de agosto, a prefeitura de Ilhéus também oficializa compromisso para contribuir com o trabalho da Justiça Eleitoral. Na noite da sexta-feira (4), os membros da Corte Eleitoral participam de aula magna na Faculdade de Ilhéus, encerrando a programação na região.

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui