Após reunião com representantes do comércio (CDL e Sindicomércio) na manhã de terça-feira (16/06), o prefeito de Eunápolis Robério Oliveira publicou Decreto Municipal nº 9.077/2020 que define a reabertura gradativa das atividades econômicas em Eunápolis, adotando medidas restritivas para o controle e combate ao coronavírus no município.
O novo decreto tem validade até o dia 06 de julho e determina o horário geral de funcionamento das 08h às 18h para as atividades comerciais autorizadas a funcionar, sendo mantida a proibição de circulação de pessoas e veículos das 20h às 05h. Levando em consideração os protocolos de saúde, mantém-se a suspensão do funcionamento de casas noturnas, parques, bares, cinemas, food-trucks, comércio ambulante, casas de eventos, academias, centros de atividades esportivas, atividades físicas coletivas, festas de casamentos e aniversários.
Outra importante medida adotada pela Prefeitura de Eunápolis é a proibição de estacionamento na avenida Porto Seguro (trecho que compreende o entroncamento da avenida Rui Barbosa até a Praça da Bandeira); avenida Duque de Caxias (trecho da av. Porto Seguro até a Santos Dumont – lado direito), rua Dom Pedro II (trecho da av. Porto Seguro até a Santos Dumont – lado direito) e av. Rui Barbosa (trecho da av. Porto Seguro até a Santos Dumont – lado esquerdo). O novo decreto determina também a obrigatoriedade do uso de máscaras até mesmo dentro dos veículos, podendo o motorista ser multado pelo não cumprimento da determinação.
“Vamos retomar as atividades comerciais gradativamente a partir desta quarta-feira, adotando medidas rígidas de segurança e higiene neste período de pandemia. Não é uma decisão fácil, vivemos um momento de grandes dificuldades, mas hoje, estamos buscando um equilíbrio para permitir que a economia volte a funcionar e não entre em colapso. Quero pedir a compreensão da população para que só saia de casa se necessário e adotem todos os protocolos de segurança e higiene. Somente com a responsabilidade e conscientização de todos venceremos o coronavírus”, disse o prefeito.