Prefeita Mayra Brito vai à Brasília onde discutirá os problemas técnicos e financeiros das UPAs

A convite da Confederação Nacional de Municípios (CNM), a prefeita de Prado Mayra Brito, viajou para Brasília-DF, para participar da reunião ampliada, afim de discutir os problemas técnicos, financeiros e estruturais das Unidades de Pronto Atendimento – UPA, que aconteceu na terça-feira (21). Na oportunidade estiveram presentes os Ministros da Saúde e do Tribunal de Contas da União, Diretoria da CNM e prefeitos.

Na reunião que aconteceu no auditório Ministro Pereira Lira da sede do TCU, todos os prefeitos solicitaram ao ministro Augusto Nardes a criação de um grupo técnico a fim de analisar a situação dos prédios que deveriam abrigar Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), construídas nos últimos anos com recursos federais.

O objetivo é buscar segurança jurídica para usar as estruturas para outros fins. No Estado, há nove UPAs concluídas, mas fechadas por falta de recursos municipais para o funcionamento. “O problema da UPA é o custeio da equipe que trabalha nela. Não tem como sustentar. Temos de achar uma solução”, diz Ziulkoski.

Problema

O presidente da CNM informou que o mesmo problema é encontrado em creches que foram custeadas pela União. Os convênios fechados entre União e Municípios, que tiveram valores defasados ao longo dos anos, estão entre as principais reclamações. Atualmente, há 395 tipos diferentes de vínculos, que vão desde o programa Estratégia de Saúde da Família a repasses para a merenda escolar.

 

Prefeita Mayra Brito vai à Brasília onde discutirá os problemas técnicos e financeiros das UPAs
Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui