No ano de 2020, o Governo Federal implantou o Programa Previne Brasil com o objetivo de aumentar o acesso das pessoas aos serviços de Atenção Básica em Saúde, oferecidos principalmente pelos Programas de Saúde da Família, fortalecendo o vínculo entre as equipes de saúde e a população. Para isso, os Municípios deveriam cumprir algumas exigências e em contrapartida teriam acesso a mais investimentos.
Entre as demandas a serem cumpridas estão: captação ponderada (cadastro de pessoas), pagamento por desempenho (indicadores de saúde) e incentivo para ações estratégicas (credenciamento/adesão a Programas e ações do Ministério da Saúde. Por cumprir todas as demandas de maneira crescente, o município de Nova Viçosa saltou da 8ª posição para a 3ª.
“Isso é um motivo de orgulho para a nossa cidade, para a nossa gestão, isso significa que nossos serviços estão melhorando, mais pessoas estão sendo atendidas, com isso novas verbas podem ser captadas”, ressaltou Luciana Machado, prefeita de Nova Viçosa.
Para a Secretária de Saúde, Fidelcina Cesar, os indicadores apontam para a melhoria nos serviços, “apesar de percebermos uma melhoria nos serviços ofertados a nossa população, não vamos cruzar os braços, queremos chegar na primeira posição e isso que o nosso povo merece”, ressaltou Fidel.
No início de 2021 a nota do Município de Nova Viçosa era 2,30 e saltou para 7,84 no final do ano. “Esse resultado é fruto de muito trabalho dos profissionais da Atenção Básica de Saúde, que não medem esforços para melhorar a qualidade de vida da população. Ainda há muito trabalho pela frente, mas temos certeza que as conquistas diárias nos encorajam a buscar cada vez mais. Parabéns equipe!” concluiu a prefeita.
Fonte: Radar101Online