Por Jadilson Moraes / Milla Verena
No dia 3 de outubro, a prefeita de Coaraci, Josefina Castro, se reuniu com o Comitê Mundial da Paz, organização ligada a ONU (Organização das Nações Unidas) para discutir projetos sociais e viabilizar parcerias que visam inclusão e desenvolvimento do cidadão coaraciensse. Participaram da reunião o secretário municipal de Governo, Carlos Maia, o líder evangélico, Paulo Simões, líder evangélico, o pastor Maurílio, vice-presidente do Comitê Mundial da Paz, e o presidente das missões de Almadina.
PREFEITA JESEFINA CASTRO
Objetivo da reunião
“O objetivo dessa reunião é discutir com o pastor sobre ações que nós poderemos desenvolver em Coaraci, principalmente na área social. É o início de uma parceria que nós temos a desenvolver no Município, com essas ações do comitê da paz. A principio, nós discutimos a possibilidade de criar uma Secretaria da Cidadania, voltada mais para garantir o direto do cidadão.
Outra discussão é no sentindo de desenvolvermos alguns projetos sociais, principalmente de inclusão da criança, que as vezes por falta de perspectiva de vida e das condições familiares ingressam no mundo das drogas.
Então, nós podemos desenvolver algumas ações preventivas juntos aos nossos docentes e as famílias, para que possamos viabilizar algumas ações afirmativas para que os nossos jovens tenham alguma perspectiva futura”.
Parcerias com os Governos Estadual e Federal
A prefeita lembra que no Município há uma padaria que era utilizada para projetos com menor aprendiz e aulas de confecção de pães, pães esses que eram distribuídos a famílias carentes, porém, esta padaria está fechada há duas administrações.
“Nós já conversamos com secretario estadual de Assistência Social, Carlos Brasileiro, sobre a possibilidade da gente reativar essa padaria. Então, nós vamos buscar parcerias junto ao Governo do Estado, e agora com esse padrinho que nós estamos ganhando hoje aqui, o pastor Maurílio, temos certeza que vamos buscar ações de financiamento no Governo Federal, pois o pastor tem acesso direto ao ministro do Trabalho”.
PASTOR MAURÍCIO, VICE-PRESIDENTE COMITÊ MUNDIAL DA PAZ
O Comitê
“O objetivo maior do Comitê é gerar inclusão social e mais humanidade para a sociedade em geral. Temos trabalhado bastante nessa questão da humanização, na defesa dos direitos humanos e do meio ambiente. Nós desenvolvemos um trabalho realmente internacional, estamos falando de um trabalho não somente no Brasil, mas que vai além das fronteiras brasileira. Graça a Deus temos chegado em vários países e feito um trabalho voltado para a prevenção e transformação social”.
Abrangência do Comitê
“Estamos interados com quase todas as Prefeituras do Brasil, porque nós temos hoje comitê instalado em todos os Estados, graças a Deus.
Além disso, também estamos Estados Unidos, França, Alemanha, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, e na África do Sul”.
Convênio com os Ministérios
“Hoje nós estamos com o Ministério da Saúde, do Trabalho e Emprego, de Ação Social e Educação. Além disso, a presidente que tem nos apoiado bastante”.
Reunião com a prefeita
“Sentimo-nos muito honrados de estarmos sentando com uma prefeita que está preocupada em gerar transformação social e mudança para o Município. Ela quer mexer nas estruturas e fortalecer o Município com uma estrutura bem sólida para que, com o passar dos anos, a cidade de Coaraci seja uma cidade para o novo tempo, uma cidade modelo, uma cidade com princípios básicos de família, valorização dos direitos da mulher, do adolescente e jovem, e do idoso”.
ANTÔNIO CARLOS MAIA, SECRETÁRIO DE GOVERNO DE COARACI
Questões discutidas
“Com a vinda do pastor ao gabinete, discutimos questões relevantes aos que foram afetados pela má sorte, pelo descaso de alguns governantes, e assim por diante.
A prefeita, super objetiva, fez questão deixar bem claro que está disposta a fazer os projetos que venham beneficiar Coaraci.
Aqui não se tratou de religião”.
O futuro
“A gente precisa ter certeza de que com essas questões sociais que foram levantadas aqui, por intermédio de alguns ministérios e desse padrinho, a gente tem plena certeza que Coaraci será beneficiada com os serviços sociais básicos para os menores, as mulheres e assim por diante. A gente espera que esses projetos venham a tona ainda em 2011, para provar, verdadeiramente, que a gente não está dormindo. Estamos realmente buscando parcerias. Estamos, de fato, carente desse socorro e a gente pensa que a vinda desse projeto melhorará a condição do cidadão coaraciense”.