Prefeita cria Comitê Emergencial para possível chegada de óleo às praias

Prefeita cria Comitê Emergencial para possível chegada de óleo às praias
Prefeita cria Comitê Emergencial para possível chegada de óleo às praias. Fotos Ascom

A prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, expediu o Decreto 10.430 nesta terça-feira, 29 de outubro, que cria o Comitê Municipal Emergencial para tratar da possível chegada das manchas de óleo que atingem o litoral nordestino às praias de Porto Seguro.Prefeita cria Comitê Emergencial para possível chegada de óleo às praias

Vale ressaltar que até agora NÃO há registro da ocorrência de óleo nas praias do município, mas a preocupação da atual gestão com essa situação mobilizou todas as pastas administrativas para a instalação de uma comissão de crise que já se encontra de prontidão.

Na última segunda-feira, 28/10, foi realizada uma reunião emergencial com todos os secretários no Gabinete, quando foi criado o comitê e também iniciadas as tratativas para a possível ocorrência das manchas de óleo. Ao Comitê compete articular ações e projetos, estabelecer diretrizes e atividades, supervisionar o planejamento e execução de ações conjuntas, firmar parcerias, acompanhar e avaliar a execução das atividades, entre outros.

De acordo com a prefeita, o trabalho de monitoramento tem sido diário, inclusive com captação de imagens aéreas para auxiliar os órgãos competentes no intuito de prevenir e estar alerta caso venham ocorrer eventuais manchas. “Até agora, graças a Deus, não encontramos nenhum sinal de óleo, mas determinei total empenho e direcionamento para as pastas pertinentes e tenho certeza que todos estão de prontidão. Também me solidarizo com todo Nordeste por essa situação tão triste em nosso litoral”, concluiu a gestora.

O Comitê é composto por Samuel Reis, secretário de Meio Ambiente; Fábio Costa, secretário de Serviços Públicos; Paulo César Magalhães, secretário de Turismo; Cezar Aguiar, secretário-adjunto de Relações Institucionais; Josemar Siquara, chefe de gabinete; Eduardo Júnior, superintendente de Limpeza; e Ananda Smith, superintendente de Inteligência e Planejamento.

Caso seja avistado óleo nas praias, a recomendação é não tocar e acionar imediatamente os órgãos competentes.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui