Prefeita Cordélia Torres assina TAC para fortalecimento da destinação correta de resíduos sólidos

Prefeita Cordélia Torres assina TAC para fortalecimento da destinação correta de resíduos sólidos
Prefeita Cordélia Torres assina TAC para fortalecimento da destinação correta de resíduos sólidos. Foto: Ascom

A prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres, assinou nesta sexta-feira, dia 14, um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), em alinhamento com o Ministério Público Estadual, representado pelo promotor João Alves, para fortalecimento da instauração de medidas que possibilitem a destinação correta dos resíduos sólidos, considerando as dimensões política, econômica, ambiental e social do município. Com a assinatura do documento, Eunápolis reforça o cumprimento das determinações exigidas pela Lei 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O secretário de Meio Ambiente, Sandro Lopes, informou que o TAC estabelece o compromisso do município em executar a minimização dos impactos ambientais na área de disposição final de lixo, principalmente resíduos oriundos da construção civil, que representam 70% do lixo produzido no município; medidas de recuperação de áreas degradadas; normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança; e minimizar os impactos ambientais diversos.

Prefeita Cordélia Torres assina TAC para fortalecimento da destinação correta de resíduos sólidos
Foto: Ascom

Para o promotor João Alves, a assinatura do termo é um marco para o município. “Esse TAC representa um marco, ao longo da legislação de 2010, em que o município não vislumbrava nas administrações anteriores como uma prioridade, aqui foi colocado em um curto espaço de tempo: desativação do lixão; assunção de empresas que fazem recolhimento; e logística reversa. Aqui tratou-se também dos resíduos sólidos da construção civil, com direcionamento relacionado às autorizações, e já será obrigatório plano para cada solicitação, sendo apresentado e fiscalizado”, pontuou.

A prefeita ressaltou o sentimento de felicidade em estabelecer benefícios para a população diante da política ambiental. “É um sentimento de dever cumprido. Quando fui contemplada pela confiança da população, eles acreditavam em um governo de prioridade, e assim estamos fazendo. Tratar da Lei do Saneamento Básico é uma prioridade, estamos cuidando de gente, de saúde ambiental e econômica. Hoje já tem outros municípios pedindo o nosso modelo de aplicação, é uma realização do cumprimento da confiança de um povo que me colocou como prefeita de Eunápolis”, frisou a gestora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui