Preceitos e mandamentos

“Os preceitos do Senhor são justos, e dão alegria ao coração. Os mandamentos do Senhor são límpidos, e trazem luz aos olhos.” (Salmos 19.8)

Jesus no Sermão do Monte disse que são bem aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão satisfeitos (Mt 5.6). Fome e sede de justiça, indica que nosso caráter, nossa índole, orienta-se para o que é correto e honra o Criador, que é justo. Não devemos porem confundir fome e sede de justiça com fome e sede de vingança. Vingança e justiça são coisas de natureza completamente diferentes. Serão satisfeitos os que têm fome e sede de justiça porque o Reino de Deus veio  a nós e o Deus da Justiça prevalecerá. A injustiça não durará para sempre.

Num mundo injusto não é fácil o caminho da justiça e, infelizmente, mesmo considerando-nos justos, não estamos livres de cometer injustiças. Precisamos da ajuda de Deus para mantermos algum senso de justiça verdadeira. Para não engrossar a fileira dos que se vingam. A justiça verdadeira e que agrada o Deus da Justiça é do tipo que promove a vida e que não é antagônica à misericórdia. Precisamos nos submeter aos preceitos do Senhor se queremos ser justos e verdadeiramente felizes. Preceitos são normas que orientam, como placas que sinalizam que a próxima curva é fechada e então o motorista cuidadoso procura logo reduzir a velocidade.

A justiça alegra o coração. A injustiça produz tristeza. Os preceitos do Senhor alegram porque encaminham-nos para sermos mais justos, corretos em nossas atitudes. Os mandamentos do Senhor são límpidos, transparentes. Não há subterfúgios neles, segundas intenções. Eles nos ajudam a ser pessoas mais confiáveis, nos fortalecem para que sejamos pessoas de uma só palavra, cujo “sim”, significa “sim”, e o “não”, “não” (Mt 5.37). Os mandamentos do Senhor não são para nos acorrentar, mas para nos libertar e amadurecer. Que, pela graça de Deus vivamos os Seus preceitos e mandamentos. Neles há alegria e vida!

ucs

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui