Pratique a gratidão

“Dêem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre.” (Salmos 107.1)

A gratidão é uma atitude menos presente em nosso cotidiano do que deveria. Somos uma sociedade que sobrevive da insatisfação e do descontentamento. Quanto maior eles forem, mais a tão valorizada economia vai girar. Por isso somos o tempo todo informados de que não temos aquilo de que tanto necessitamos. E se necessitamos mesmo, não importa. O que se deseja é que nos sintamos necessitados. Estamos em maio de 2021 e os fabricantes de automóveis já estão colocando os modelos 2022 à disposição para serem comprados. O carro novo fica velho no mesmo ano em que foi comprado. O modelo do ano fica ultrapassado antes do ano acabar! Sobra insatisfação e falta gratidão. Praticamente não se fala sobre agradecermos o que temos e o tempo todo se fala do que ainda não temos.

A gratidão faz muita falta. Ela nos oferta muitos benefícios e é mais eficaz para nos deixar felizes do que a pronta satisfação de nossos anseios desmedidos. Quanto mais gratos formos mais facilmente seremos gratos e só ganharemos com isso. A gratidão é um excelente remédio para a depressão e a ansiedade, males tão presentes entre nós. Ela reduz a propensão à inveja e nos  livra de ressentimentos. Ela nos fortalece contra a frustração diante de insucessos e nos equilibra para não sermos vítimas fáceis do sentimento de culpa. Perceba o quanto ela é importante! As Escrituras, tanto no Antigo como no Novo Testamento, nos incentivam a sermos gratos.

No texto do Salmo 107 a razão da gratidão é a bondade e o amor de Deus. Deus é bom e seu amor dura para sempre. Lembre-se disso diariamente e seja agradecido. Porque Deus é bom podemos confiar nele inteiramente. Ele não trabalha para o mal em nossa vida. Jamais. E Ele nos ama de modo incondicional, apesar de não merecermos. As vezes duvidamos disso devido às dores e lutas da vida. Para nós, visto que Deus é bom e nos ama, Ele deveria usar seu poder para tornar a vida segura e justa aos nossos olhos. E ficamos decepcionados porque Ele nem sempre nos parece que agiu assim. Para nós, as vezes, Deus não faz o menor sentido em suas atitudes. Sua aparente ausência e silêncio nos confundem. Mas aí entra o convite para crermos na bondade e amor de Deus.

Sempre teremos problemas se quisermos entender Deus, pois não nos é possível. Suas razões e motivações estão muito além de nossa possibilidade de compreensão. Mas podemos crer e crer não é abrir mão da razão, é enriquece-la com uma experiência que ela própria não pode produzir, mas somente a fé. Há muitas possibilidades de crermos equivocadamente sobre Deus, mas crer em sua bondade e amor jamais será um equívoco e será uma razão bastante grande para sermos gratos. Então creia e agradeça.

Creia e comece a perceber as bondades de Deus e seu amor. Em meio às lutas, angústias e dissabores, saiba esperar, acalme seu coração, ore a Deus e respire com calma. Olhe mais atentamente: Deus é bom e seu amor dura para sempre. Então, agradeça. Faça seu lamento em face da dor que a vida lhe mostrou, mas acrescente sua gratidão porque Deus é bom e ama você. Não dependa da vida para praticar a gratidão. Creia em Deus, em seu amor e bondade, e seja agradecido. Todos os dias! Isso tem o poder de mudar o seu dia!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui