Praias das Costa das Baleias e do Descobrimento estão próprias para banho

Projeto Praia para Todos, em Caravelas. Foto: Arquivo/Ascom

As praias da Costa das Baleias e do Descobrimento estão aptas para banho neste fim de semana. As regiões estão fora de lista do Instituto do Meio-Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

O instituto apontou 15 praias impróprias no litoral da Bahia, nenhuma delas no trecho entre Mucuri, mais ao sul, e Belmonte, mais acima.

Critérios

Segundo o Inema, a balneabilidade é considerada Imprópria quando a densidade de E. coli for superior a 800 UFC/100 ml, em duas ou mais amostras, de um conjunto de cinco semanas, coletadas no mesmo local ou o valor obtido na última amostragem for superior a 2000UFC/100ml.

Mesmo apresentando baixas densidades de bactérias fecais, uma praia pode ser classificada na categoria Imprópria quando ocorrerem circunstâncias que desaconselhem a recreação de contato primário, tais como: derramamento de óleo, extravasamento de esgoto, ocorrência de maré vermelha, floração de algas potencialmente tóxicas ou outros organismos e surtos de doenças de veiculação hídrica.

No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem. [Do G1]

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui