Prado: Prefeitura se une à Embasa para enfrentar problema de escassez de água na cidade

Prado: Prefeitura se une à Embasa para enfrentar problema de escassez de água na cidadeA prefeitura de Prado, através das secretarias de Meio Ambiente e Obras, e a Embasa estão unindo esforços para enfrentar o problema da escassez de água no município. Tudo por causa da ausência de chuva dos últimos meses.

O problema é tão preocupante que, no último sábado, 23, a prefeitura, Embasa e a Fazenda CBF desobstruíram o canal do Rio Campinho na estrada de acesso à fazenda em questão, a fim de aumentar o volume de água na base de captação da Embase e, assim, manter o abastecimento da cidade.

“A escassez de água continua, não tem chovido, estamos pedindo a Deus todos os dias que mande chuva aqui para nossa região”, afirmou Vilson Gomes, gerente da Embase em Prado.

Ele ainda afirmou que, juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, convocou o INEMA para fazer monitoramento nos mananciais em algumas propriedades que são banhadas pelo Rio Campinho. Como existem algumas barragens nas fazendas, isso poderá estar restringindo a vazão da água do rio.

Porém, assegurou Vilson, não tem havido resistência da parte dos fazendeiros, que são sabedores do grave problema de escassez de água que passa o município.

A secretária de Meio Ambiente de Prado, Benedita Barreto, deixou claro que a escassez de água não é um problema só de Prado, mas regional, nacional e mundial.

“Nós temos procurado os produtores, agricultores, o pessoal que tem represado água nas fazendas e a gente tem encontrado uma medida paliativa para de imediato solucionar esse problema”, disse Benedita Barreto, acrescentando que foi combinado com produtores que utilizam água para irrigar que vão fazer isso à noite e apenas duas vezes por semana.

A secretária pediu que a população use racionalmente a água nesse momento de escassez. Ela informou também que a prefeita Mayra Brito já manteve contato com a Casa Civil para, se for o caso, instituir um plano emergencial na cidade.

Por Márcio Hack
Fotos: Antônio Carlos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui