Prado ganha escritório regional da Bahia Pesca

Prado ganha escritório regional da Bahia PescaOs mais de quatro mil pescadores da região Extremo Sul da Bahia terão, a partir de agora, mais assistência técnica e maior facilidade de acesso aos programas de desenvolvimento social do governo do estado. A Secretaria da Agricultura (Seagri), por meio da Bahia Pesca, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), inauguraram no último sábado (10), em Prado, um escritório regional para se aproximar ainda mais dos profissionais da região.

“Já vínhamos prestando assistência técnica aos pescadores do Extremo Sul, mas agora, com o escritório, teremos ainda mais agilidade na identificação e solução das demandas destes profissionais”, explica o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto.

O novo escritório também irá acelerar o processo de cadastramento dos pescadores locais no CadCidadão, sistema que permite o monitoramento das condições sócio econômicas dos pescadores e garante a efetiva implantação das ações e projetos produtivos disponibilizados pela empresa. A inscrição no CadCidadão também é pré-requisito para que os pescadores tenham acesso aos benefícios oferecidos pelo programa Vida Melhor, do Governo da Bahia.

Só em 2013 foram cadastrados pela Bahia Pesca mais de sete mil pescadores em todo o estado. A meta da empresa é de cadastrar, apenas no escritório de Prado, 500 pescadores por ano.

A escolha de Prado para sediar o escritório não aconteceu por acaso. O município produz duas mil toneladas de pescado por ano (um terço do total produzido em toda a região), e tem mais de mil pescadores residentes. “A implantação deste escritório proporcionará o avanço da atividade de pesca e dos seus profissionais, por meio da difusão técnica e da capacitação dos pescadores para a promoção de uma atividade econômica e ambientalmente sustentável, através da consciência do ordenamento e monitoramento da pesca na região”, explica Cássio Peixoto.

A implantação de projetos aquícolas de base sustentável, também será o foco da atuação deste escritório, através da implantação de iniciativas de cultivo de ostras, algas e piscicultura marinha. O escritório será responsável também por promover a capacitação dos pescadores da região através de treinamentos, oficinas e palestras.

 

 

 

Fonte: Ascom da Bahia Pesca

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui