Porto Seguro: Pr. Erivaldo participa de debate da OAB

Por Milla Verena

Na noite de ontem, 28, aconteceu a primeira de uma série de sabatinas com os candidatos à prefeito de Porto Seguro – o Pr. Erivaldo foi o candidato que iniciou. O evento, que é promovido pela OAB, foi realizado  na Sala do Júri do Fórum de Porto de Seguro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O atual presidente da OAB, subsecção de Porto Seguro, José Arruda Amaral, abriu os trabalhos agradecendo a presença de todos e em especial a do Pr. Erivaldo, que aceitou o desafio de colocar suas propostas de gestão em teste mesmo tendo assumido como candidato há pouco tempo.

Amaral abordou sobre a importância do debate como um exercício de responsabilidade e cidadania. Ele ressaltou, ainda, que a OAB de Porto Seguro é a pioneira nesse projeto, que também está sendo realizado pelas outras 32 subsecções de OAB Bahia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em seu pronunciamento, o Pr. Erivaldo iniciou falando sobre sua trajetória de vida, da infância pobre em Belmonte, a sua vinda para Porto Seguro aos 18 anos, passando pela luta como servente de pedreiro, seu trabalho na igreja, até chegar a vida política como vereador, sendo, em 2004, o candidato mais bem votado do Município, e reeleito em 2008 como o mais votado da sede.

O candidato destacou que aceitou o desafio de se candidatar à prefeito para ser a nova opção do eleitores de Porto Seguro, pois pesquisas apontavam que mais de 40% da população não sabiam em quem votar. E afirmou se sentir preparo para o cargo devido à boa aceitação de seu nome, endossada por sua vida pregressa.

Durante a sabatina, Pr. Erivaldo respondeu todas as perguntas feitas, discorrendo pelos mais diversos temas, e foi aplaudido pelos presentes durante os pontos altos de sua explanação.

Veja como o candidato Pr. Erivaldo se posiciona a cerca de assuntos polêmicos:

Turismo – Lembrou que Porto Seguro tem quatro diferentes destinos turísticos em um: Porto Seguro Sede Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva. E que até hoje não foi feito um estudo específico e detalhado de cada localidade, para aí sim se realizar um trabalho focado e embasado e não de forma genérica como acontece hoje.

Festas com dinheiro público – O Pr. Erivaldo destacou que Porto Seguro vive do turismo, e da importância das festas para o setor e para a economia local em geral. Ressaltou, também, a relevância de se buscar parceiros na iniciativa privada, que serão beneficiados diretamente com otimização de fluxo de turistas no Município.

Enfatizou também que não acredita ser correto direcionar dinheiro público para festas e deixar a população sem ter as necessidades básicas atendidas, e que por isso essa parceria com o setor privado é tão importante.

Ficha limpa – “Sou um vereador ficha limpa e a favor do voto aberto”, enfatizou. Continuou afirmando que são positivo os movimento populares que visam a transparência no setor público. Disse, ainda, que como prefeito dará apoio a essas mobilizações e que as contas da ra estarãprefeituo abertas.

Segurança pública – “É uma responsabilidade do Governo do Estado, mas o município pode e deve fazer muito”.

Copa de 2014 e Olimpíada de 2016 – Afirma que, como prefeito, dará maior atenção a esses eventos. Que já estão acontecendo alguns cursos de capacitação direcionados e que em sua gestão irá intensificá-los.

Afirmou que o valor que o Brasil vai gastar com a Copa seria suficiente para levar saneamento para todo o país. Reafirmando seu posicionamento de que a população tem que primeiramente ter suas necessidades básicas assistidas, disse: “não sou contra a Copa, mas acredito que se deve investir em saneamento”.

Flanelinhas – Pontuou que a questão afeta tantos os turistas quanto os moradores, e que a forma de tirar essas pessoas das ruas é proporcionar uma ocupação digna e não fechar os olhos para essa realidade.

Drogas – Pr. Erivaldo foi incisivo ao dizer que o problema da droga é muito sério e deve ser tratado em um trabalho conjunto, que vai desde o atendimento das necessidades da população, o resgate da dignidade da pessoa humana, proporcionando perspectivas de vida, ao tratamento do dependente químico especificamente.

Mobilidade urbana – Sobre a questão, o candidato pontuou a importância de se fazer uma verdadeira licitação para a concessão das balsas (Porto Seguro x Arraial), pois a construção de uma ponte está fora da realidade financeira do Município; a construção de pátio para que ônibus e caminhões não trafeguem no centro da cidade, e que esse percurso seja feito com vans; e a duplicação da pista da orla, através da Rua do Telégrafo, que deve ser uma obra contemplada pelo Governo do Estado, pois o Município não tem o volume de recursos necessários para realizá-la.

Principais projetos como vereador

Questionado sobre seus projetos como vereador, o candidato afirmou que seria quase impossível citar todos realizados ao longo de seus dois mandatos, mas que está à disposição em seu gabinete na Câmara de Vereadores, e fez questão de ressaltar os que se destacam: o reaproveitamento de água; a reexploração do 22 de Abril; e a verticalização dos bairros com distância de 2Km da praia, com construção do terceiro pavimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui