Posto especializado em dengue fica lotado do dia da inauguração na Bahia

Centro fica na cidade de Ilhéus, localizada no sul do estado. Pacientes tiveram que esperar do lado de fora do local, por falta de espaço.

Inaugurado nesta quinta-feira (11) em Ilhéus, sul da Bahia, o posto de atendimento especializado em dengue, zika e chickungunya ficou superlotado de pacientes. Por causa da demanda, teve gente esperando atendimento do lado de fora do posto, porque já não tinha mais cadeira pra todo mundo sentar, enquanto outros preferiram sentar no chão.

Posto especializado em dengue fica lotado do dia da inauguração na Bahia
Pacientes aguardam atendimento sentados no chão (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)
O local foi inaugurado às 8h e logo ficou cheio. Um dos pacientes era o cobrador de ônibus Vanderlei de Souza Bulhões, que se queixava de dor de cabeça e febre. Ele ainda contou que não é o único doente em casa. “[São] cinco pessoas dentro de casa com estes sintomas”, disse.

O Pronto Atendimento da dengue foi inaugurado mesmo faltando parte da cobertura do corredor, onde os pacientes ficam aguardando o atendimento. No local, duas profissionais faziam a triagem. Contudo, os exames de sangue não estavam sendo feitos. Segundo a enfermeira Naiara Cabral, as coletas foram agendadas para sexta-feira (12).

A auxiliar de serviços gerais Tarsila dos Santos Gomes está gravida de dois meses e teve que ficar em observação, tomando soro. Ela sente dores no corpo desde domingo (7) e está preocupada. “As crianças nascendo com problema, então estou muito preocupada”, falou emocionada Tarlisa, se referindo à possibilidade dela ter o vírus da zika, doença que está relacionada com a microcefalia nos bebês.

O secretário de Saúde de Ilhéus, Antonio Ocké, disse que muita gente procorou o novo posto nesta quinta, porque outros postos não estavam atendendo. Disse ainda que vai apurar o que houve nos outros postos. Ilhéus já registrou este ano 20 casos de dengue, 120 de chikungunya e 102 de zika.

 

Do G1 BA, com informações da TV Santa Cruz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui