Posto da Mata recebe Curso de Cuidador de Idosos realizado pela Prefeitura de Nova Viçosa

Por Susana Ferreira/OSollo

O curso aconteceu no último dia 05 no Espaço Cultural do Distrito de Posto da Mata, onde se inscreveram 500 pessoas. A prefeitura de Nova Viçosa, através da secretaria de Saúde do município ofertou o curso livre de cuidador de idoso, em parceria com o núcleo regional sul de saúde. Outra turma formada na sede de Nova Viçosa teve 180 inscritos.

Para Josélia Prates, secretária de Saúde, o curso livre é de suma importância para a população em geral. “Sabemos que a nossa população de idosos vem crescendo dia a dia e muitos acamados são cuidados por pessoas sem preparo. O objetivo do curso é dar um apoio, uma preparação para estas pessoas, que são os netos, filhos, sobrinhos cuidadores dos seus avós, pais, tios e às vezes irmãos. A maioria sem saber como lidar com estes idosos”.

“Trata-se de uma proposta do núcleo regional da saúde para todos os municípios do extremo sul, com objetivo não é apenas de profissionalizar, e sim acalentar, dar suporte a estes cuidadores. Nós muitas vezes recebemos um ente querido em casa sem condições financeiras e sem o menor suporte psicológico. Além deste suporte, no curso os participantes aprendem procedimentos técnicos com profissionais do município qualificados na área”, explicou Fátima Petrillo, coordenadora do referido núcleo, satisfeita diante do interesse do público.

Posto da Mata recebe Curso de Cuidador de Idosos realizado pela Prefeitura de Nova Viçosa

Luara Maria dos Santos Souza, formada em Enfermagem, participou do curso por considerar muito importante saber como cuidar dos idosos. “Futuramente, pode ser meu pai, minha mãe, eu mesma estar cuidando deles, então, é muito bom pensar no próximo. A iniciativa da prefeitura nos dá oportunidade de aprender a cuidar da população idosa de Nova Viçosa”, concluiu.

No curso, os participantes aprenderam, por exemplo, como colocar ou retirar a pessoa acamada de uma cadeira ou da cama, dar banho, cuidados com higiene, alimentação e auxiliar na locomoção dentro ou fora de casa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui