De acordo com informações extraídas do jornal O Globo, o governo canadense emitiu um alerta para que a população se prepare para a possibilidade de uma nova pandemia.
No mês de junho, foi publicada a segunda edição do Manual do Plano de Continuidade de Negócios para Surtos de Gripe e Doenças Infecciosas pelo Centro de Saúde e Segurança Ocupacional do Canadá, que aborda a ameaça de um novo vírus hipotético que pode causar mais perturbações do que a covid-19.
O guia orienta empregadores sobre como se preparar para uma nova pandemia, destacando que, com base em tendências anteriores de gripes pandêmicas, é possível que ocorra um número elevado de infecções e mortes em diferentes faixas etárias em comparação com as epidemias anuais de gripe.
O documento também sugere que os empregadores estejam preparados para cenários que incluam surtos de doenças ou pandemias que forcem as pessoas a permanecerem em casa.
Ele aponta a necessidade de preparação para interrupções em diversos setores, como telecomunicações, serviços bancários, abastecimento de água, gasolina, medicamentos e alimentos, além de possíveis reduções no trabalho e problemas na cadeia de abastecimento.
O guia estima que uma futura pandemia possa ocorrer em duas ou três ondas, com intervalos de cerca de três a nove meses entre cada surto, podendo se prolongar por até dois anos.
Além disso, o jornal destaca que os países do hemisfério Norte, incluindo os Estados Unidos, estão enfrentando um aumento nos casos de covid-19 durante o verão. Embora o número de infecções e hospitalizações ainda seja muito menor do que durante o auge da pandemia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que a propagação contínua do vírus pode levar a novas mutações e infecções graves que podem escapar à proteção das vacinas e medicamentos.