Portugal inaugura consulado na Cidade Histórica

Portugal inaugura consulado na Cidade HistóricaEstreitando ainda mais seus laços com Portugal, Porto Seguro recebeu dia 22 de abril, a nova sede do Consulado Português, que funcionará na Rua Antônio Ricaldi, 50, Cidade Histórica. O empresário Moacyr Andrade foi nomeado e empossado Cônsul honorário de Portugal em Porto Seguro, durante concorrida solenidade, que contou com a presença do prefeito Abade, deputados, militares graduados, secretários e lideranças locais.

A Banda de Fuzileiros Navais da Marinha iniciou o evento com a execução do Hino Nacional Português e, posteriormente, o Brasileiro. Em seguida, o Embaixador de Portugal no Brasil, João Emanuel Salgueiro, falou sobre a importância desse consulado para atender à comunidade portuguesa que mora na região e fortalecer os laços com a terra mãe do Brasil. “Esse é um elo perdido desde 2003, quando tínhamos um consulado local, mas agora, com a pessoa do Sr. Moacyr Andrade, que é um diplomata nato, estaremos resgatando esses vínculos e intensificando as relações econômicas e culturais”, afirmou.Portugal inaugura consulado na Cidade Histórica

Muito satisfeito, Moacyr declarou que pretende se empenhar para tornar o consulado ativo na comunidade. “É com bastante responsabilidade e ânimo que assumo tão honroso posto”, enfatizou. O prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, frisou que esse consulado é uma forma de valorizar a História entre esses dois lugares tão especiais, além de imprescindível para ampliar o diálogo e suas relações. “Estamos preservando a História desse relacionamento iniciado há 510 anos. E isso nos orgulha, pois Portugal é um país pacífico, que sempre prima pela paz”, disse.

Solenidade prestigiada

O evento foi prestigiado por um grande número de autoridades políticas. A deputada federal Lídice da Mata destacou a importância da inauguração do consulado. “Isso simboliza a relação harmoniosa e reflete a amizade entre esses dois lugares que têm um vínculo tão estreito pela história”, comenta. O deputado federal Paulo Magalhães também participou. “É extremamente importante esse elo, do qual comunga o Brasil, Bahia e Porto Seguro junto ao governo português”, aponta.

Portugal inaugura consulado na Cidade HistóricaO deputado estadual Gaban avalia que antes desse consulado, havia um vazio na terra onde tudo começou na nação. “Com a presença de Moacyr Andrade, que mesmo de maneira informal, sempre atuou como cônsul, creio que vamos sanar essa lacuna, dando mais atenção a esse relacionamento que favorece o intercâmbio cultural e as atividades econômicas”, ressalta.

Para o ex-secretário de Turismo, Domingos Leoneli, o consulado proporciona um reencontro diplomático e institucional há muito consolidado. “Quem um dia chegou como ocupante, hoje é reconhecido como um verdadeiro parceiro”, enfatiza.

Autoridades militares também participaram como o coronel da PM, Carlos Maurício; Capitão Cruz, da Capitania dos Portos; Major Faiolo, da Aeronáutica; Major Braga Neto, do Corpo de Bombeiros; Patrícia Martins, Superintendente do Convention Bureau; Major Calazans, do Rotary; representante do Consulado Italiano, Ulisses Baggi; General de Divisas, Francisco Ferreira; General de Exército, Câmara Sena e o cônsul de Portugal em Salvador, João Sabido Costa.

Portugal inaugura consulado na Cidade HistóricaEntre as atribuições do consulado: emitir vistos e passaportes, consularizar documentos, formalizar casamentos, liberar navios, emitir certificados comerciais, promover o comércio e o intercâmbio cultural entre o país que reside e o que representa, acompanhar as autoridades do país que representa, e desenvolver projetos sociais.

Cultura e arte

A cerimônia foi abrilhantada pela apresentação indígena de integrantes da Aldeia Velha, que dançaram e cantaram na língua Patxohã. Para relembrar a miscigenação do povo brasileiro, que também tem forte influência africana, o grupo de capoeira Arte Brasil, fez apresentação de maculelê e roda de capoeira.

Portugal inaugura consulado na Cidade HistóricaCom toda a diversidade cultural existente em Porto Seguro, a Orquestra Sinfônica da UFBA, que realiza o projeto Concertos Populares, já pelo quinto ano, encerrou o evento com clássicos conhecidos e música sinfônica brasileira, além de trilha sonora de cinema, sob regência do maestro Leandro Gauzineo e participação da solista soprano, Emília Souto. O repertório contou com 12 obras executadas por 60 músicos. A cada intervalo, a plateia se manifestava com calorosos aplausos.

Verônica Menezes – Reportagem/texto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui