Porto Seguro: Vereadores visitam a Veracel

No dia 13 de abril, atendendo ao convite da Veracel, os vereadores da Câmara Municipal de Porto Seguro, Enildo Rodrigues da Gama – Roló (PC do B), Gilvan Florêncio (PT), Marcos Antônio Rodrigues – Marcos da Aurora (PSC) e Nilson Cardoso Bezerra (DEM) foram visitar a fábrica da Veracel Celulose.

Inaugurada em setembro de 2005, a fábrica Veracel tem capacidade para produzir, anualmente, 900 mil toneladas de celulose branqueada de eucalipto. A Veracel é o resultado da parceria de duas líderes internacionais no ramo de celulose e papel, a brasileira Aracruz Celulose e a sueco-finlandesa Stora Enso. A Aracruz vende o produto junto com seus volumes de produção. Já a Stora Enso leva a celulose até suas unidades produtoras de papel ao redor do mundo.

Programa de certificação

Durante a visita foi apresentado aos parlamentares o Programa de Certificação de Produtores Florestais. Também foi mostrado todo o processo de fabricação de celulose, do plantio ao produto pronto para a exportação.

Os vereadores Marcos da Aurora, Gilvan, Nilson e Roló puderam conhecer de perto a questão da certificação de produtores florestais, bem como, todo o funcionamento da fábrica da Veracel. Os palestrantes, gerente do Programa Produtor Florestal, Wellington Rezende e o assessor de Relações de Comunidade, Pedro Cardoso falaram sobre o tema.

No Extremo Sul da Bahia, o Programa Produtor Florestal (PPF) da Veracel Celulose S.A.,faz uma parceria entre produtores rurais e empresa privada. A parceria tem o objetivo de incentivar a produção de eucalipto como uma alternativa a mais de geração de renda. De acordo com Rezende, através da parceria, a conquista da dupla certificação reforça que, assim como a empresa, os produtores florestais também se preocupam com a sustentabilidade de sua produção.

Produtores rurais

Também a convite da Veracel, compareceram dois produtores rurais, que puderam dar seus depoimentos a respeito das suas experiências juntamente à Veracel. Tanto Aldir Maria Grillo quanto José Pianizoli, produtores de eucalipto em suas propriedades, se dizem satisfeitos com esse empreendimento. Grillo, que possui cerca de 173 hectares de plantação em sua propriedade, localizada na região de Porto Seguro, afirma que “ com a certificação, o produtor ganha muito, mas os funcionários da propriedade ganham muito mais”. De acordo com ela, é norma do programa, que os funcionários tenham água potável em casa e saneamento básico, além das estradas serem beneficiadas.

Aldir Grillo é a única mulher que está participando atualmente deste programa de plantio intensivo. “Não sei se vou chegar a ver essas mudas crescidas, mas com certeza essa é uma das formas de garantir que os filhos do meu sobrinho irão conhecer tantas árvores da Mata Atlântica na nossa propriedade. Fiz questão de plantar a primeira muda. Foi um Ipê Roxo”, disse a produtora rural, que ampliou seu projeto de recuperação de mata nativa, se aliando a uma estratégia do Instituto BioAtlântica e de instituições parceiras para o estabelecimento de um corredor ecológico para conexão dos Parques Nacionais Pau-Brasil e Monte Pascoal.

Conforme explica Wellington Rezende, o Programa Produtor Florestal surgiu não só como uma oportunidade de suprir a necessidade de madeira para a produção da fábrica, mas também como uma alternativa à geração de renda para a região. “Com o PPF, a Veracel ao invés de comprar terras, ela incentiva o plantio, possibilitando uma maior geração de renda para a região, uma melhoria na situação social das comunidades e funcionários de propriedades e ainda, promove a preservação do meio ambiente”, afirma Rezende.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui