Porto Seguro: Vereador pede cumprimento da lei que cria Centro de Zoonoses

Da Redação*

Diante dos constantes pedidos recebidos de moradores de Porto Seguro, que pedem providências do poder público em relação aos animais que circulam nas ruas do município, o vereador Evaí Fonsêca entrou com o Requerimento nº 008/2013, aprovado por unanimidade na sessão plenária de quinta-feira, 28. O texto pede “ a instalação do Centro de Zoonoses, em cumprimento à Lei Municipal nº 755/2008, que visa desenvolver ações de controle das populações animais e o controle de zoonoses”.

De acordo com o vereador, “Porto Seguro não pode mais ficar sem um centro de zoonoses”. Desde a gestão passada Evaí Fonsêca vem tentando fazer com que o Executivo cumpra a Lei nº 755.

Ele explica que “essas unidades de saúde previnem e controlam as zoonoses, como a raiva, mas também a dengue e a doença de chagas, desenvolvendo em especial sistemas de vigilância sanitária e de epidemias”. Além disso, o Centro de Zoonoses controla as populações de animais domésticos (cães, gatos e animais de grande porte) e também as populações de animais sinantrópicos (morcegos, pombos, ratos, mosquitos, abelhas entre outros). “Aliado a isso, esses centros desenvolvem trabalhos educativos, esclarecendo a população e contando com a colaboração e participação de toda a comunidade, complementada naturalmente por ações legais e fiscais”, explica o vereador.

O Centro de Zoonoses ainda é conhecido por capturar animais errantes, cuidando deles para futuras adoções e evitando o risco de acidentes automobilísticos e doenças infectocontagiosas entre animais e que possam infectar também seres humanos. “

Na falta do poder público para tratar de uma questão de tamanha importância, Evaí cita o esforço que vem sendo feito pela ONG Voz dos Bichos, que tem salvado animais vítimas de atropelamentos, maus-tratos e abandonos, contando apenas com o trabalho de voluntários e sem qualquer apoio financeiro.

O vereador disse que já conversou sobre a criação do Centro de Zoonoses com a secretária municipal de Saúde, que mostrou boa vontade para fazer cumprir a lei.

 

*Com informações do gabinete do vereador Evaí Fonsêca

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui