Porto Seguro: Veracel promove encontro contra exploração sexual de crianças

Porto Seguro: Veracel promove encontro contra exploração sexual de crianças
Discurso de Anna De Geer durante visita à Aldeia de Coroa Verme

Nesta última quarta-feira (06/11), no Hotel Shalimar, em Porto Seguro, a Childhood Brasil, em parceria com a Veracel Celulose, Stora Enso e Instituto Tribos Jovens, promoveu o I Encontro dos Comitês Gestores dos municípios de Eunápolis, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. Representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Educação, Saúde e de Turismo; Conselhos de Direitos e Tutelares; representantes de Comunidades Tradicionais e sociedade civil organizada discutiram os avanços alcançados pelos três municípios em 2013, em relação às atividades de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, abordando as ações que deverão ser desenvolvidas nos próximos anos.

De acordo com a coordenadora de Programas da Childhood Brasil, Gorete Vasconcelos, o comprometimento dos gestores destes municípios favorece o bom desenvolvimento das atividades na região. “O envolvimento dos gestores nessas atividades de proteção das crianças é de fundamental importância para o funcionamento destas ações. Cada um dos setores que estão aqui representados tem um papel importante a desempenhar em seu município. Quando estamos unidos em uma só causa, nossas ações ficam ainda mais efetivas”, explica a coordenadora.

Durante o encontro, foi apresentada a situação atual do Projeto de Proteção em Rede no Sul da Bahia e sua importância para a prevenção e o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes na região. Além disso, os gestores fizeram uma avaliação de todas as atividades promovidas neste ano, a fim de refletir sobre ajustes e melhorias a serem desenvolvidas a partir de 2014. Foi discutido, ainda, o papel e funcionamento dos Comitês Gestores e as principais etapas para elaboração dos Planos Municipais de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes nestes três municípios.

De acordo com a especialista em Relacionamento com as Comunidades Tradicionais da Veracel, Eunice Brito, as parcerias com estas instituições trazem mais legitimidade às atividade. Desde 2006, por meio de um trabalho iniciado com a Unicef, a Veracel vem investindo recursos com foco nos direitos da infância e adolescência e no fortalecimento da família, tendo como ponto de partida as comunidades indígenas. Desde então, a proposta evoluiu para a formação do Espaço de Proteção Integral, ampliou-se para Território de Proteção e, a partir deste ano, integrou também o enfrentamento à negação de direitos à crianças e adolescentes, independente de etnia, credo ou gênero. “O trabalho de hoje é reflexo deste histórico de ações. O desafio é grande, mas nossa trilha até aqui mostra que estamos construindo uma solução viável, includente e comprometida com as gerações futuras”, lembra a especialista.

Ações de proteção aos direitos das crianças na bahia é referência internacional

Nos dias 04 a 06 de novembro, o Território de Proteção em Rede na Bahia, organizado pela Childhood Brasil, em parceria com Stora Enso, Veracel Celulose, Instituto Tribos Jovens e as prefeituras municipais de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Eunápolis, recebeu a visita de Anna De Geer, Diretora Executiva da Childhood Suécia (World Childhood Foundation), instituição internacional criada em 1999, pela Rainha Silvia da Suécia, para proteger a infância e garantir os direitos das crianças em todo mundo.

Durante esta visita, uma comitiva composta pela Anna De Geer, representando a Rainha Silvia, a administradora da Childhood Suécia, Gabrielle Iselius, a vice presidente de Sustentabilidade da Stora Enso (Finlândia), Kirsi Seppäläinen, e a especialista em Sustentabilidade da Stora Enso (Brasil), Carem Zanardo, conheceu as principais atividades desenvolvidas pelo Programa Território de Proteção na Costa do Descobrimento. Foram realizadas visitas ao Centro Integrado de Proteção Social (CIPS) para conhecer a dinâmica de funcionamento do Conselho Tutelar, Conselho de Direitos e CREAS de Porto Seguro, e a Aldeia Indígena Coroa Vermelha, tendo um contato direto com esta comunidade tradicional. Além de conhecerem um pouco da história, puderam vislumbrar as principais ações promovidas para a proteção dos direitos das crianças e adolescentes na região. “Fiquei muito feliz com o que vi aqui, pois estas ações estão de acordo com os nossos conceitos”, comentou Anna De Geer sobre o engajamento dos parceiros e do potencial de alcance dos objetivos do programa.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui