No último domingo, 24, foi realizada a abertura do 37º Campeonato Intermunicipal de Futebol Amador, no Estádio Municipal de Porto Seguro. O evento teve início às 14h30minh e terminou por volta das 17 horas, com a vitória da casa, por 1 a 0, no jogo Porto Seguro X Canavieiras. O gol decisivo foi feito pelo centroavante Ismael.
Porto Seguro sediou o Intermunicipal pela segunda vez (a primeira foi em 2000) porque a sua seleção foi a vencedora da última edição, em 2010, tendo ainda sido vice-campeã em 2007.
O evento é considerado um dos maiores campeonatos de futebol amador do Brasil e, na sua estreia, reuniu autoridades do mundo do esporte, como o presidente da Federação Baiana de Futebol Amador, Ednaldo Rodrigues; o presidente da Comissão de Arbitragem, Wilson Paim; a diretora de Organização dos Jogos do Interior, Taíse Galvão, e presidentes de ligas de futebol das 64 seleções participantes.
Até o dia 11 de dezembro, serão realizados 318 jogos do Intermunicipal.
Durante a abertura, houve as apresentações da dança Awê, pelos índios da tribo pataxó, e da Orquestra Sinfônica do Descobrimento, que tocou o Hino Nacional. As bandeiras de todas as cidades participantes foram hasteadas.
Integração com cidades circunvizinhas
De acordo com o presidente da Liga de Futebol de Porto Seguro, José Bento da Costa, o município já disputa o campeonato há 20 anos, estando, este ano, no mesmo grupo das seleções de Canavieiras, Belmonte e Eunápolis. “No dia 31, todos os times participarão. No entanto a nossa seleção volta a entrar em campo, contra Belmonte, no dia 07 de agosto”, informou José Bento, salientando que um dos principais objetivos dos jogos consiste em revelar talentos. “Além disso, a expectativa é de integração com as cidades circunvizinhas, a partir de uma rivalidade saudável”, disse.
O presidente da Federação Baiana de Futebol Amador elogiou a organização do evento. “É uma festa muito bonita e que vai nortear todo o campeonato 2011. É um trabalho que comunga com o da Federação. Estão de parabéns a imprensa, a arbitragem, a torcida e o poder público”, declarou Ednaldo, ressaltando que o Intermunicipal é a maior competição do país em times confederados.
Premiações
No tocante a premiações, Rodrigues afirmou que o vencedor ganha um carro 0 km da marca Fiat, empresa parceira da Federação, e que outros prêmios são distribuídos ao longo da competição, como camisas, materiais esportivos. “O nível desta edição está elevado. Temos profissionais de estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina como olheiros”, frisou.
“De 2100 atletas, 80% estão na faixa etária compreendida entre os 18 e os 23 anos, com boas chances de se tornarem jogadores profissionais”, concluiu Ednaldo.
Apoio da Prefeitura de Porto Seguro ao esporte
O secretário Municipal de Esportes enfatizou que Porto Seguro se destaca no futebol amador, já tendo revelado atletas de sucesso. “Para este evento, montamos toda a estrutura, bem como firmamos convênio com a Liga de Futebol. O prefeito Gilberto Abade enxerga a importância de campeonatos como este para nossa cidade. Aliás, a sua preocupação com o esporte já é demonstrada nas obras para construção de estádios, como o de Vera Cruz, quadras poliesportivas e também em auxílios a viagens das delegações”, explanou.
O vereador Paulo Onish ressaltou que o futebol, além de ser uma paixão nacional, valoriza o espírito de equipe, é uma opção de lazer e afasta a juventude das drogas e da marginalidade. “Um campeonato desse nível movimenta toda a comunidade. Observamos as presenças de muitas crianças e jovens. Pessoas de fora comentaram a organização do evento, como os cuidados com o estádio, que tem um gramado em boas condições. O prefeito está de parabéns!”, disse.
Fonte: Pedro Ivo Rodrigues / Ascom da Prefeitura de Porto Seguro