Por Daniel do Valle / O Sollo
A Prefeitura de Porto Seguro realiza a V Conferência Municipal de Saúde, através da Secretaria e Conselho Municipais de Saúde, com participação popular. O evento teve início na noite de ontem (8), no Centro de Cultura, e reúne gestores da administração pública, trabalhadores da área e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Propostas serão discutidas hoje (9) e delegados serão eleitos para representar a cidade na Conferência Estadual. O último dia da conferência, aberta ao público, traz uma programação densa e interessante para quem quer conhecer e participar dos trabalhos por uma “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas”, tema central desta edição.
Com mobilização e discussão inédita nos distritos (Pré-Conferências), a abertura do evento lotou o auditório do Centro Cultural. Índios da Aldeia Jaqueira deram as boas vindas aos participantes e agentes de saúde homenagearam o SUS, com uma música ao som do violão.
A mesa de autoridades foi composta pela prefeita Cláudia Oliveira, secretária municipal de saúde Edna Alves, presidente do Conselho Municipal de Saúde Jeane Medeiros, presidente da Câmara Élio Brasil, representante do Conselho Nacional de Saúde Márcio Florentino e pela coordenadora do núcleo regional Vivian Viana. Alguns participantes se manifestaram contra rumores sobre a privatização do SUS.
De acordo com a prefeita Cláudia Oliveira, todo o trabalho realizado nas etapas anteriores à Conferência amplia significativamente a participação dos setores da sociedade nas diretrizes e prioridades das políticas de saúde. “Deste encontro surgirão subsídios ainda maiores para ampliarmos a oferta de assistência e condições de acesso aos serviços, ao acolhimento e a qualidade da saúde integral da população”, enfatiza.
Após as palestras e apresentações, os participantes serão divididos em salas de discussão com cinco sub-eixos: direito a saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; participação social; valorização do trabalho e da educação em saúde; financiamento do SUS e relação público-privado; informação, educação e política de comunicação do SUS.
Ao final do evento haverá um plenário com votação das propostas e eleição dos delegados para a Conferência Estadual de Saúde.
Apresentação SUS Porto Seguro
A secretária municipal de saúde Edna Alves, especialista em administração hospitalar e serviços de saúde, realizou uma apresentação sobre o SUS de Porto Seguro.
O maior número de internações no município é por gravidez e parto, com 2.174 ocorrências em 2014. Em relação à mortalidade geral, o maior número de óbitos, 188 registros, é decorrente de causas externas, como agressões, acidentes, afogamentos, suicídios, o que pode ser reduzido.
O SUS em Porto Seguro tem 1.387 servidores municipais, 41% efetivos, 57% contratados por processo seletivo e apenas 2% são de cargos comissionados. Dos atendimentos realizados nas unidades urgência e emergência, Trancoso representa 10%, Arraial D´ajuda 15%, o Hospital Municipal 20%, o Hospital Luiz Eduardo Magalhães corresponde a 26% e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) são as recordistas com 29% dos atendimentos.