Porto Seguro: UFSB promove I Fórum Social

Por Daniel do Valle / O Sollo

Iniciativa pioneira reúne segmentos da sociedade para construção coletiva

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) reúne vários segmentos da sociedade no I Fórum Social, para elaboração de uma agenda comum direcionada ao desenvolvimento e a sustentabilidade, com ideal de construção coletiva. Uma das etapas desta ação regional pioneira é realizada no Centro de Convenções, atual Campus Sosígeneses Costa, com o tema “Universidade e Sociedade em diálogo”.

A programação começa hoje (7) e se estendem até amanhã (8) com debates, oficinas, audiências, atividades culturais e conferências por temas. Estão presentes lideranças políticas; representantes das comunidades indígenas e afro-brasileiras; grupos e movimentos sociais do campo e urbanos; organizações e movimentos socioambientais, da juventude, de trabalhadores e da educação; organizações empresariais do campo e urbanas, recebidos pela comunidade acadêmica.

A professora da UFSB, Rosângela Pereira, uma das articuladoras do Fórum, ressalta que a universidade é a primeira do país a articular oportunidades de atuação conjunta entre a universidade e a sociedade, na busca por objetivos comuns.

“Queremos transformar a universidade com a comunidade dentro dela, pautada nas políticas públicas para construção coletiva. Precisamos saber de que forma os cursos poderão atender as necessidades da região, correspondendo à realidade local” explica Rosângela Pereira.

De acordo com o líder jovem da Aldeia Mata Medonha, Ernande Rocha, da cidade de Santa Cruz Cabrália, o Fórum é um avanço para a região. “Nunca tivemos essa oportunidade e muitos representantes da nossa aldeia estão envolvidos. Mostra que a universidade tem muito a oferecer e pode nos ajudar a superar os problemas locais, com diretrizes para um futuro melhor e mais digno”.

A estudante do Campus, Flávia Bueno, de Minas Gerais, encontra aqui uma realidade diferente, nunca vista antes. “Estamos aprendendo, ainda mais, a conviver e respeitar as diferenças. A interação com os diversos grupos sociais quebra estereótipos e preconceitos. Temos uma visão interdisciplinar mais humanizada”.

O I Fórum Social será dividido em duas etapas: três Encontros Regionais preparatórios, em Itabuna, Teixeira de Freitas e Porto Seguro, e o Encontro Geral novamente em Porto Seguro, do dia 16 a 17 de setembro.

A presença da sociedade será de extrema importância para a UFSB que pretende apresentar a universidade para a população e ouvir suas dúvidas e sugestões. Mais informações, programação completa e inscrições poderão ser encontradas no site: www.ufsb.edu.br , ou através do telefone (73) 3613-6295Porto Seguro: UFSB promove I Fórum Social(73) 3613-6295.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui