O enfrentamento e o combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes na região da Costa do Descobrimento está sendo fortalecido. O Programa de Proteção do Território, criado em 2006 pela Veracel, Stora Enzo e parceiros, amplia esse trabalho, estabelecendo junto a gestores públicos, Instituto Tribo Jovens e a Childhood uma rede para implementar o programa.
Nesse primeiro momento, foi feita uma reunião no Hotel Shalimar, na quarta-feira, 27, com a presença de representantes da Prefeitura de Porto Seguro, como a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Shica Anamiodi e sua equipe, bem como das prefeituras de Eunápolis e Santa Cruz Cabrália. Durante o encontro, a coordenadora de projetos voltados ao enfrentamento e o combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes da Shildhood, Gorete Vasconcelos, apresentou o projeto e explicou as temáticas para tratar desse assunto.
Trabalho intersetorial
Gorete disse que a instituição entrou nessa parceria por acreditar no trabalho intersetorial. “Sabemos que essa é uma importante estratégia para combater esse crime”, afirmou. “Nosso papel é contribuir com uma metodologia consolidada para mudar essa realidade de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes existente nesta região”, enfatizou.
A ação, em três anos, deve ser voltada para a promoção da capacitação continuada de gestores e técnicos, para haver incidência em políticas públicas, revisão e elaboração de plano para o combate a esse crime, além de formação de comitê gestor local para que essa política de proteção a crianças e adolescentes aconteça na região.
O consultor de Relações com a Comunidade da Veracel, Pedro Cardoso, disse que está previsto para o mês de março o lançamento dessa vertente do Programa de Proteção de Território que busca a garantia dos direitos e da proteção a criança e ao adolescente. “Esse programa não é apenas da Veracel, Stora Enzo, Instituto Tribo Jovens e Childhood, mas de toda a sociedade organizada”, conclui.
Ascom da Prefeitura de Porto Seguro