Durante esta semana, de 23 a 27, o programa TOPA (Todos Pela Alfabetização), realizou no Náutico Praia Hotel & Convention Center um curso de formação inicial de alfabetizadores.
O TOPA é um programa do governo da Bahia e tem como objetivo alfabetizar jovens e adultos, vinculado com o programa Brasil Alfabetizado do Governo Federal. O núcleo que atende Porto Seguro é formado por 18 professores formadores da Universidade Estadual de Santa Cruz, de Ilhéus, que atua em Porto Seguro, Eunápolis, Itamaraju, Teixeira de Freitas, Gandu, Itabuna e Ilhéus.
O curso de formação continuada foi ministrado por Andréia Meireles, Ian Pereira, Gidevalda Cardoso e Jacilene Costa, bolsista e graduanda em Pedagogia. Esta etapa da formação tem como coordenadora administrativa Rosilene Barros e como coordenadora pedagógica a professora Lívia Coelho.
Aproximadamente 120 professores de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália que já atuam no Todos Pela Alfabetização receberam treinamento para aperfeiçoar sua atuação com alfabetizador e/ou coordenador de área em locais onde a escola regular não chega.
A realização desse aperfeiçoamento profissional pretende melhorar a qualidade das informações transmitidas pelos formadores. Para a professora Gidevalda Cardoso, programas como o TOPA são importantes para “trabalhar o índice de anafalbetismo do estado, que atualmente é muito alto. Além disso, ensinamos as pessoas a exercerem sua cidadania e serem capazes de formar uma opinião”.
Além disso, o curso de formação continuada também é importante para que os professores que já atuam no programa troquem experiências e construam conhecimento.
Fonte: Isabella Mascarenhas/Ascom do Grupo Corporative