Porto Seguro terá faculdade de Medicina

Porto Seguro terá faculdade de Medicina
Foto: Ascom

A implantação do curso superior de Medicina em Porto Seguro está prestes a se tornar realidade. A avaliação positiva foi feita pelo secretário de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Rogério Zeraik Abdalla, após visita técnica realizada no dia 22 de setembro no município. O secretário conheceu os serviços de urgência e a estrutura do Hospital Luis Eduardo Magalhães e das UPAs do complexo Frei Calixto e Arraial d´Ajuda.

Rogério Abdalla participou ainda de reunião no gabinete da prefeita Cláudia Oliveira, com a presença da prefeita e das secretárias de Saúde, Edna Alves e Educação, Cláudia Regina Melo; do procurador Jurídico, Hélio Lima e da diretora geral do Hospital Luis Eduardo Magalhães (HLEM), Ana Kécia Xavier. Ao final das visitas, o secretário mostrou-se bastante satisfeito com o que viu, elogiando inclusive a organização e a capacidade das UPAs em desafogar o HLEM. “Precisamos habilitar o hospital para funcionar como hospital escola. Para esse ano isso não será possível, mas para o próximo ano, com certeza”.

Durante o encontro, a secretária de Saúde fez um relato da situação da saúde no município, que atualmente disponibiliza 90 médicos para a população, com 92% de cobertura da atenção básica. “Desde o início da sua gestão, a prefeita Cláudia Oliveira reformulou toda a política de saúde municipal, desde a parte de estrutura, equipamentos e pessoal. Sempre procuramos melhorar, mas hoje podemos dizer que temos uma rede de saúde muito bem instalada, que apresenta excelentes resultados”, enfatizou a secretária.

A prefeita defendeu a importância de uma faculdade de Medicina no município, pela sua relevância a nível local e regional.  “Apesar dos nossos esforços, a demanda é grande e ainda temos carência de profissionais de algumas especialidades. Além disso, uma faculdade aqui evitaria que nossos jovens saíssem de casa para buscar formação nessa área”, salientou a prefeita. Ela aproveitou para fazer outras solicitações, como a habilitação da UPA do Arraial, que está sendo mantida com recursos do município. “A saúde aqui tem o apoio do Ministério, do Governo do Estado e da Prefeitura, que está muito bem. Contem com meu apoio também”, resumiu o secretário.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui