No dia 19 de junho, a Convenção do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) do estado da Bahia, realizada no Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador, aprovou a indicação do professor Cauim Benfica para candidato a deputado estadual nas eleições de 2010. O PSOL baiano também oficializou a candidatura de Marcos Mendes para o Governo do Estado e do sindicalista França para o Senado. Ao todo, o partido socialista contará com 40 candidatos a deputado estadual e 19 para federal.
Natural de Porto Seguro, o professor Cauim iniciou sua militância ainda na adolescência. Em 2001, idealizou e fundou, juntamente com outros estudantes do ensino médio, o Grêmio Estudantil da Escola Frei Henrique de Coimbra. Em 2003, filiou-se o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), por acreditar na bandeira do socialismo como alternativa para combate às desigualdades e injustiças sociais. Em 2007, desfiliou-se do PCdoB por não concordar com as políticas implantadas pelo governo Lula, especialmente a manutenção da política econômica e da política de conchavos no Congresso Nacional. Neste mesmo ano, ingressou no PSOL e tornou-se presidente Municipal do partido em Porto Seguro.
Atualmente com 27 anos, Cauim é professor da Escola Frei Calixto, no Bairro do Baianão. Filiado a APLB/Sindicato, tem se destacado como importante liderança do movimento dos professores na luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade e pela valorização do profissional da educação.
O professor Cauim afirmou que sua candidatura “terá como principal plataforma a defesa da educação como direito fundamental dos cidadãos e dever inalienável do Estado, bem como a discussão sobre um projeto de desenvolvimento regional para extremo sul da Bahia, que combata a concentração fundiária, que destrua os monopólios comerciais e que seja sustentável”.
Fonte: Chico Cancela / Secretário Geral do PSOL de Porto Seguro