Porto Seguro sediará novamente Congresso Internacional de Educação no Brasil – CIDEB 2013

O Congresso Internacional de Educação no Brasil 2013 será realizado novamente em Porto Seguro, nos dias 29, 30 e 31 de julho de 2013. Para maior conforto e acessibilidade dos congressistas, neste ano a sede será o Náutico Praia Hotel & Convention Center, na Orla Norte da cidade.

Porto Seguro sediará novamente Congresso Internacional de Educação no Brasil - CIDEB 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com a temática “Tecnologia educacional: da tendência à realidade”, o CIDEB 2013 será pautado por discussões acerca da implantação da tecnologia como ferramenta de auxílio à educação e a inserção de tecnologias que já fazem parte do cotidiano dos alunos no contexto escolar. A programação científica engloba atividades diversas, entre elas: oficinas, palestras, apresentações de trabalhos acadêmicos, minicursos, etc.

Além da programação científica, o Congresso ainda conta com uma programação cultural diversificada, com diversas apresentações de dança e música regionais no intervalo das palestras. Nesses intervalos os congressistas também poderão ir à Cidade Gastronômica, uma ampla estrutura montada com diversas opções de alimentação, entre lanches, doces e comidas típicas da região.

O congresso é realizado, pelo segundo ano, com chancela científica do IFBA – Instituto Federal de Ciências e Tecnologia da Bahia, e conta com o apoio de diversos parceiros, como Ministério de Educação, Prefeitura Municipal de Porto Seguro, Petrobras, SESI, SENAC, FENEP (Federação Nacional das Escolas Particulares), CEE-SP (Conselho Estadual de Educação de São Paulo) e Rioeduca.net, além de outras instituições, autarquias, organizações e empresas privadas, entre expositores, apoiadores e patrocinadores.

Será realizado também o Fórum Nacional dos Secretários de Educação do Brasil – SEDUC BRASIL, que terá programação paralela à do Congresso e abertura dos trabalhos realizada em conjunto, no dia 29, com a palestra magna do Senador Cristovam Buarque. O objetivo do Fórum é reunir Secretários de Educação de diversos municípios do país para debater políticas públicas acerca do tema “Recursos públicos e privados: investimentos na tecnologia para conquista da excelência na educação do Brasil”. A organização do evento tem como parceiros o Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME.

O CIDEB e o SEDUC BRASIL contarão com palestrantes internacionais que atuam em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA: Mustafa Goktepe, Larry McNutt e Mahmut Tuncel, além de grandes conferencistas e renomados profissionais de educação de todo o país; dentre estes estão Cristovam Buarque (Senador), Pedro Demo, Hamilton Werneck, Thereza Firme, Max Haetinger, Soraia Romano, Carlos Edmar Pereira, Gilberto Lacerda, Arnaldo Niskier (Academia Brasileira de Letras), Edileide Castro, Antônio Marival, Lilian Ferreira, Monica A. de Souza, Amábile Pacios, Ana Beatriz Gomes, dentre outros.

Outro ponto forte do Congresso é a Feira Mundo Edu, uma feira onde produtos e serviços educacionais serão comercializados e apresentados a todos os congressistas. Desde a primeira edição do CIDEB, a Feira conta com a participação de diversas empresas e editoras didáticas do país. Nesta edição, a novidade será a Feira do Livro, onde os participantes poderão adquirir novos livros nos estandes ou trocar seus livros por outros que estejam disponíveis para troca.

Nas duas primeiras edições, em 2011 e 2012, o congresso somou aproximadamente 6.000 educadores, no Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento, oriundos de diversas partes do Brasil e do exterior, e apresentou em sua programação grandes nomes da educação, entre eles: José Pacheco, Vasco Moretto, Philippe Perrenoud, Marc Giget, Leonardo Boff, Celso Antunes, Tânia Zagury, Eduardo Shinyashiki, Fernando Dolabela, entre outros.

O III Congresso Internacional de Educação no Brasil tem como principal objetivo discutir acerca das novas diretrizes educacionais no país, a partir de debates, troca de experiências e de conhecimento entre palestrantes e congressistas. Os interessados em maiores informações ou em participar do evento podem acessar o site do CIDEB, onde todas as notícias relacionadas ao congresso são periodicamente atualizadas.

 

 

Fonte: Isabella Mascarenhas | Ascom do Cideb 2013

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui