Nos dias 21 e 22 de setembro, acontecerá na cidade de Porto Seguro o Hackathon, uma das ações previstas para a Costa do Descobrimento do Projeto Investe Turismo, fruto de parceria nacional entre Sebrae, Embratur e Ministério do Turismo, com apoio da Secretaria de Turismo de Porto Seguro. O programa de articulação e fomento do turismo promove a convergência de ações e investimentos para acelerar o desenvolvimento, gerar empregos e transformar destinos. Dentre os objetivos, estão o fortalecimento de micro e pequenas empresas, a ampliação ao acesso ao crédito e o estímulo à competitividade e inovação no turismo.
Com o tema “Melhoria das Experiências Turísticas de Porto Seguro”, os desafios da maratona são: o desenvolvimento de projetos que se tornem negócios sustentáveis; despertar, valorizar e cultivar a cultura empreendedora; o desenvolvimento de projetos com alto impacto e posicionar a cidade e possíveis parceiros como organizações fomentadoras do empreendedorismo.
Como funciona?A palavra ‘Hackathon’ vem do inglês, hacker (indivíduo que conhece muito de tecnologia e é capaz de criar, invadir, decifrar e resolver questões complexas) e marathon (maratona, competição, jornada, desafio).
Um hackathon reúne pessoas em equipes para criarem soluções tecnológicas de forma colaborativa ou como uma competição a partir dos desafios ou de um tema proposto.
Os participantes terão um momento de contato com os problemas por meio de palestras e em seguida terão 33 horas para desenvolver soluções efetivas com apoio de mentores especialistas nas áreas de tecnologia, turismo e empreendedorismo.