Representantes de todo o Extremo Sul da Bahia estiveram, nos dias 28 e 29 de abril, participando do VI Encontro do Creas. O evento foi realizado nas dependências da Igreja Nossa Senhora do Brasil, na Passarela do Descobrimento.
A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Porto Seguro, Márcia Junqueira, diz que o objetivo do encontro é a integração dos profissionais dos creas da região, troca de experiências e o fortalecimento desse trabalho. “Se nos integramos às mesmas propostas de trabalho e motivações sociais, seremos mais eficazes na execução das políticas públicas voltadas às atividades relacionadas à assistência e desenvolvimento social”, frisa.
Entre os temas abordados estão “Referência e Contra-referência da Assistência Social”, proferida pelo psicólogo, Everaldo Lauritzen; e os outros assuntos, de igual importância: prevenção, violação de direitos e atendimento a pessoas em situação de rua, abordados pela técnica da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), Gervânia Chaves.
O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social, Élio Brasil, que acompanhou todas as discussões com consideráveis apontamentos sobre a realidade da região no quesito da vulnerabilidade social e a prática das políticas públicas, disse que a cada dia “o desenvolvimento das ações de controle social estão sendo implementadas de forma a levar em conta a raiz do problema”.
As equipes dos sete municípios representados: Porto Seguro, Eunápolis, Itamaraju, Itanhém, Alcobaça, Prado e Guaratinga, ao final do evento fizeram um balanço sobre a atuação das equipes nos respectivos municípios, levantaram propostas de melhoria e alinharam metas a serem cumpridas.
Fonte:Verônica Menezes/Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Porto Seguro